Hidrômetros são furtados no distrito João Durval, em Feira de Santana

Medidores de consumo de água são furtados.
Medidores de consumo de água são furtados.
Medidores de consumo de água são furtados.
Medidores de consumo de água são furtados.

Na manhã de ontem (17/02/2020), técnicos da  Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) constataram o furto de 15 hidrômetros na Estrada de Santa Rosa, no distrito João Durval, em Feira de Santana. A ação causou grande desperdício água, pois a retirada dos equipamentos causa vazamento na rede distribuidora.

A equipe da Embasa conteve os vazamentos e fez um levantamento da situação para abertura de boletim de ocorrência, já que o furto de hidrômetro é crime. A retirada de hidrômetro por terceiros causa vazamento, desperdício de água e prejudica o abastecimento do imóvel de onde foi retirado. Como os equipamentos precisam ficar em locais visíveis para a leitura, isso acaba facilitando os furtos. Os hidrômetros furtados serão substituídos sem custo para os moradores.

O principal atrativo para os ladrões é o material que compõe o hidrômetro, como é o caso do furto de outros equipamentos públicos como as sinaleiras. No entanto, a Embasa está apurando se o equipamento também está sendo furtado para realização de fraudes na rede distribuidora de água. Os infratores retirariam os equipamentos para instalar em outros imóveis e simular que ligações clandestinas são devidamente registradas na empresa.

O usuário cujo imóvel tenha o hidrômetro furtado deve informar à Embasa pelo telefone 0800 0555 195 para que a empresa providencie a substituição. A empresa também orienta que o usuário faça o registro da ocorrência na delegacia mais próxima para que a polícia possa realizar as devidas investigações, inibindo a prática. Nesse caso, o boletim de ocorrência foi registrado pela Embasa devido a grande quantidade de equipamentos furtados no mesmo local.

A Embasa não tem um número preciso sobre casos de vandalismo, porque as retiradas de hidrômetro são registradas sem distinção do motivo que levou à reinstalação do aparelho (seja por vandalismo, por quebra do aparelho, reposição periódica para atualização do parque de hidrômetros, entre outros).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111241 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]