Governo Rui Costa firma convênio para fortalecimento de consórcio intermunicipal

Prefeita do município de Banzaê, Jailma Dantas e Walter Pinheiro secretário do Planejamento da Bahia.

Prefeita do município de Banzaê, Jailma Dantas e Walter Pinheiro secretário do Planejamento da Bahia.

O secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, e a prefeita do município de Banzaê, Jailma Dantas, assinaram nesta quarta-feira (19/02/2020) um convênio de cooperação técnica visando o fortalecimento do Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II (Cisan). A partir deste convênio com a Secretaria do Planejamento (Seplan), o Cisan irá adquirir móveis, equipamentos de informática, aparelhos de ar condicionado e um veículo, possibilitando assim a sua estruturação.

“Este acordo é um desdobramento de uma política que o estado tem adotado em diversas áreas, estimulando o surgimento de atividades consorciadas não só num processo de otimização, mas principalmente na busca da eficiência de serviços, como por exemplo, manutenção de estradas e a área de saúde, que tem sido cada vez mais exitosa com as policlínicas. Agora nós estamos fazendo uma grande discussão num projeto que nasceu aqui na Seplan e hoje está sob a coordenação da Sedur [Secretaria de Desenvolvimento Urbano] sobre resíduos sólidos. Portanto, esta política de se pensar territorialmente e agir de forma consorciada visa, cada vez mais, reunir esforços e recursos para ir melhorando a vida dos cidadãos tanto do ponto de vista das condições de serviço como da oferta de trabalho e renda para essas pessoas”, destacou o secretário.

Para a prefeita, que também preside o Cisan, o convênio é de suma importância para a estruturação do consórcio. “Vai permitir que a gente possa ter uma sede para o atendimento aos prefeitos e a todos os munícipes. Então vem num momento muito bom, onde nós estamos há sete meses assumindo esse Consórcio, que para funcionar precisa ter a sua sede. Hoje, temos muitas ações que não podem acontecer de forma individual, e que só vamos resolver de forma consorciada. Então o consórcio, pra mim, hoje, é fundamental para que se resolva os problemas de ordem regional”, ressaltou Jailma.

A assinatura do convênio foi autorizada pelo governador Rui Costa, durante visita a Banzaê no último sábado (15). Na oportunidade, o Cisan recebeu três veículos do tipo caçamba, um deles fruto de emenda parlamentar de Pinheiro, direcionada quando exercia o mandato de senador. O governador ainda inaugurou a reforma do Estádio Municipal e a pavimentação de diversas ruas dos povoados Camarão, Tamburil e Campo do Brito. A agenda contemplou também a entrega de ambulâncias para cidades da região e autorizações para novas obras. As cidades que integram o Cisan são; Antas, Adustina, Banzaê, Cicero Dantas, Cipó, Fátima, Heliópolis, Itapicuru, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Ribeira do Pombal, e Sitio do Quinto.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]