Governo da Bahia participa da fundação de Central que irá garantir abastecimento de água em Caetité e região

Assembleia de Fundação da Central de Associações Comunitárias Caetité, para Manutenção de Sistemas de Saneamento.
Assembleia de Fundação da Central de Associações Comunitárias Caetité, para Manutenção de Sistemas de Saneamento.
Assembleia de Fundação da Central de Associações Comunitárias Caetité, para Manutenção de Sistemas de Saneamento.
Assembleia de Fundação da Central de Associações Comunitárias Caetité, para Manutenção de Sistemas de Saneamento.

Dirigentes e técnicos do Governo do Estado, que atuam na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), na Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB), órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), respectivamente, participaram, nesta quarta-feira (19/02/2020), no Auditório do Centro  Territorial de Educação Profissional (CETEP), no município de Caetité,  da Assembleia de Fundação da Central de Associações Comunitárias Caetité, para Manutenção de Sistemas de Saneamento.

A implementação da Central Caetité faz parte do conjunto de ações do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, que destina recursos para apoiar os esforços do Estado da Bahia na melhoria das condições de saneamento e acesso a serviços de abastecimento de água, em áreas rurais, onde houver sistema de gestão adequado e preestabelecido, e recursos hidrológicos suficientes e identificados.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que a Central é uma ação estratégica, inovadora e sustentável: “Costumo fazer uma analogia de que a Central é uma ‘Embasa rural’ do povo, na qual a gestão é feita de maneira compartilhada e tem a ajuda das pessoas que usufruem do serviço. A partir da implantação da Central nós podemos acelerar os investimentos na área rural, para que cada vez mais tenhamos as comunidades atendidas de maneira sustentável, com o abastecimento de água”.

A Central Caetité atenderá 23 municípios e funcionará num modelo de gestão compartilhada que conta com a participação de Associações Comunitárias, Prefeituras, Governo do Estado e outras parcerias que ajudem a assegurar o abastecimento de água.

Fernando Cabral, coordenador do Bahia Produtiva, enfatizou que “hoje é um dia histórico para o saneamento rural da Bahia. Sabemos que é um desafio grande a questão da segurança hídrica, mas estamos trabalhando em parceria para fazer com que a água de qualidade chegue até as torneiras, das propriedades rurais”.

O titular da SIHS, Leonardo Góes, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em articular iniciativas que resultem na segurança hídrica: “Esse é um momento de celebração, daqui a 10 ou 20 anos vamos lembrar desse dia, que é um marco. Estamos em fase de prospecção para implantação de outras Centrais, pois acreditamos nesse modelo que impacta na saúde e na qualidade de vida de quem vive no campo”.

Expectativa

Aldo Gondim, prefeito de Caetité, celebrou a implantação da Central e ressaltou que “enxergamos a Central como um projeto que vai mudar o panorama de nosso município e região, no que se refere a água para consumo humano e produção rural. É um investimento que também ajuda nosso desenvolvimento econômico e deixa um legado sem precedentes, que mudará a vida das pessoas”.

Marcondes Ribeiro, consultor contratado pela Bahia Produtiva/ CERB, acompanhou o processo de fundação da Central e destacou a importância e os benefícios que serão alcançados em áreas rurais: “Já existem duas Centrais na Bahia, nos municípios de Jacobina e Seabra, implantadas há mais de 24 anos. A Central Caetité é um avanço Governo Estado para garantir o abastecimento de água, que servirá para consumo humano e outras utilizações”.

Durante a implantação da Central de Associações Comunitárias Caetité, para Manutenção de Sistemas de Saneamento, ocorreu a aprovação do Estatuto da Central, eleição do Conselho de Gestão e Fiscal, além da aprovação do valor da tarifa para viabilizar a manutenção do sistema. “Para nós, que somos da zona rural, hoje é um dia histórico, pois a Central representa a chegada de uma água de qualidade em nossa residência”, pontuou Ana Bertunes, presidente da Associação de Produtores de Volta da Serra, que fica em Paratinga, um dos municípios que será atendido pela Central.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108641 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]