Filme Tapera é exibido no portal Memorial da Feira de Santana

Cena do filme 'Tapera'.

Cena do filme ‘Tapera’.

O filme Tapera, curta-metragem realizado em 1973 por Juraci Dórea e Everaldo Cerqueira, é mais um produto do cinema feirense publicado pelo Memorial da Feira, portal mantido na internet pela prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social.

Filmado em Super-8, com seis minutos de duração, Tapera é inspirado no poema Elegia do Solar Abandonado, de Eurico Alves Boaventura. Tem a participação, como atores, de Maria do Rosário e do jornalista Dimas Oliveira, que também editou a película. Foi lançado em 1973 no Clube de Cinema de Feira de Santana, em sala da antiga Faculdade Estadual de Educação, hoje Centro Universitário de Cultura e Arte. No ano seguinte participou da III Jornada Nordestina de Curta Metragem, em Salvador.

Sobre o filme, Dimas Oliveira escreveu: “A linguagem que Everaldo & Juraci utilizam é adequada para a exigüidade de um curta em pequena bitola. Crítica, realista, não convencional. A ausência de diálogos (ou monólogos), sequências curtas e/ou longas, conseguindo plano através plano, num ambiente natural, compor um filme puro, de inegável beleza plástica e cromática, num clima de metamorfose, lirismo, poesia.”

Tapera pode ser visto na seção Relíquias da Feira. O portal Memorial da Feira está no endereço www.memorialdafeira.ba.gov.br.

Confira vídeo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]