Feira de Santana: Coriolano Carvalho é o primeiro colégio a receber Coreto Cultural da Filarmônica 25 de Março

Filarmônica 25 de Março inicia apresentação em escolas e colégios de Feira de Santana.
Filarmônica 25 de Março inicia apresentação em escolas e colégios de Feira de Santana.
Filarmônica 25 de Março inicia apresentação em escolas e colégios de Feira de Santana.
Filarmônica 25 de Março inicia apresentação em escolas e colégios de Feira de Santana.

Na última quinta-feira (20/02/2020) o Colégio Estadual Coriolano Carvalho, que fica localizado no bairro sobradinho, recebeu a primeira edição do projeto Coreto Cultural, que consiste na realização de apresentações didáticas em escolas públicas pela Banda de Música da 25 de Março de 2020.

A Filarmônica iniciou sob aos olhos curiosos dos alunos do Coriolano, que durante a apresentação se mantiveram animados e vibrantes com a execução das músicas.

Animado e dançante, Alife, 11 anos, estudante do 6º ano, contou que achou a apresentação muito bonita. Para ele, que já toca violino, a música contribui com o aprendizado. Com ele estava Kelme, 7ª ano, para quem a apresentação trouxe mais alegria, oportunidade para um melhor comportamento dos colegas e a possibilidade de ingressar na Banda de Música da 25.

Nove alunos do Colégio Coriolano já fazem parte da Banda há três anos.  O ingresso se dá através da Escola de Música Maestro Estevam Moura. Nesse local são ensinados além da teoria musical e técnica instrumental, os valores filosóficos da instituição essenciais para a vivência no grupo.

“Crianças e jovens têm a oportunidade de ingressar no mundo da música através de aulas regulares, totalmente gratuitas e abertas à comunidade. As aulas são realizadas três vezes na semana no horário das 17h30min às 19h30min no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, localizado na Rua Deraldo Alves Costa, 171, Paróquia Senhor dos Passos, bairro Baraúna”, explica o maestro Antonio Neves. As matrículas também são realizadas neste centro comunitário.

Edian de Almeida, que está à frente da direção do Colégio, disse que quando os alunos estão se apresentando motivam outros alunos a ingressar no mundo da música. “Ficamos engrandecidos e alegres pelo trabalho desenvolvido pela Filarmônica, pois trabalha o desejo dos alunos em ser pessoas do bem, multiplicando a aprendizagem deles e trazendo esse conhecimento para a escola”, disse ressaltando que outros jovens já demostraram interesse.

Henrique, 7º ano, disse que achou muito interessante o projeto, pois ajuda aos alunos a se inspirarem pela música. Para ele, esses eventos podem ajudar a mudar o futuro. Ele ressaltou seu interesse em aprender saxofone e violão.

O Projeto Coreto Cultural tem o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é produzido pela Sociedade Filarmônica 25 de Março, realizado pelo projeto Favela é isso Aí, pela Secretaria Especial da Cultura, pelo Ministério da Cidadania e pelo Governo Federal.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111088 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]