EUA propõem “modelar” leilões de petróleo do Brasil

Acordada com Donald Trump, iniciativa escancara submissão do governo Bolsonaro aos interesses norte-americanos

Acordada com Donald Trump, iniciativa escancara submissão do governo Bolsonaro aos interesses norte-americanos.

Os Estados Unidos vão oferecer ajuda ao Brasil para modelagem de leilões de petróleo”, destaca matéria do jornal Valor, nesta segunda-feira (03/02/2020). A iniciativa norte-americana é uma reação ao último leilão realizado pelo governo que contou apenas com a participação de empresas chinesas. “Estamos prontos, tanto no nível de governo para governo quanto para o setor privado, para ajudar no que for possível”, disse o secretário de Energia dos Estados Unidos, Dan Brouillette.

“Nós vimos o que aconteceu no último leilão [de petróleo]. Nós entendemos claramente por que alguns investidores podem ter evitado. É justo dizer que o ministro Bento [Albuquerque, ministro de Minas e Energia] também reconhece algumas questões que estavam envolvidas naquele leilão. E nós estamos prontos para ajudar, caso desejem, na criação de novos leilões, que possam produzir resultados mais propícios aos desejos do governo”, afirmou ao jornal o secretário de Energia dos Estados Unidos, Dan Brouillette.

Temos um dos melhores e mais avançados sistemas de concessões de petróleo/gás do mundo. Agora o governo americano vai vir nos “ensinar” a regular nosso setor de exploração e produção de petróleo? Inaceitável submissão, e recibo de incompetência absoluta!  https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,secretario-americano-diz-que-eua-podem-ajudar-na-elaboracao-de-modelo-de-leilao-de-oleo-e-gas,70003182941 …

Ainda, segundo o jornal, o governo norte-americano “também enxerga possibilidade de parceria com o Brasil para desenvolvimento do setor de exploração e produção não convencional de gás natural”. O secretário norte-americano também comentou sobre a permissão do governo brasileiro permitir a participação de empresas estrangeiras na mineração de urânio no país. Outro alvo dos Estados Unidos é a exploração do gás de folhelho no Brasil, para que o buscam estabelecer parcerias.

O secretário está no Brasil para participar da primeira reunião do Fórum de Energia Brasil-Estados Unidos (Usbef), no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira. Neste primeiro encontro do fórum, o tema principal é a indústria de energia nuclear, além de fontes renováveis e petróleo e gás. Segundo o secretário, as companhias americanas têm interesse em todos os serviços relacionados ao urânio no Brasil. O fórum é resultado da reunião ocorrida em março de 2019 pelos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro, durante reunião em Washington.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]