

Durante reunião com representantes das igrejas evangélicas ocorrida neste sábado (08/02/2020) no auditório do restaurante Kilogril, em Feira de Santana, o nome do deputado estadual José de Arimateia foi conclamado como pré-candidato à prefeito de Feira de Santana pelos Republicanos.
O evento foi coordenado pelo deputado federal Marcio Marinho, presidente estadual da legenda e o lançamento da pré-candidatura oficial deve ocorrer no próximo sábado (15), em local a definir.
Segundo José de Arimateia, o convite dos representantes dos movimentos evangélicos de Feira de Santana foi uma surpresa, que impulsionou a decisão dos Republicanos em lançar candidato à cargo majoritário na disputa eleitoral de 2020 em Feira de Santana.
“A executiva nacional do partido tinha dado orientação aos direitos municipais para que lançasse candidatos em municípios com mais de 200 mil eleitores e Feira de Santana se enquadra neste perfil. O apoio dos evangélicos consolidou uma discussão interna dos Republicanos. Vamos oficializar a pré-candidatura e iniciar a construção de ampla aliança objetivando vitória nas eleições municipais de 2020”, declarou José de Arimateia ao Jornal Grande Bahia (JGB).
O deputado revelou que os Republicanos informaram oficialmente ao prefeito Colbert Martins Filho (MDB) a intenção de lançar pré-candidatura à prefeito e colocou os cargos que ocupam na administração municipal à disposição do mandatário.
Perfil
Natural de Alexandria, Rio Grande do Norte, José de Arimateia é jornalista, técnico em contabilidade e bispo da Igreja Universal. Entre 2005 e 2008, exerceu mandato de vereador pelo Partido Social Liberal (PSL) de Feira de Santana. Em 1998, foi eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB, atual MDB), exercendo, de 1999 a 2003, o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Através do Partido Republicano Brasileiro (PRB, atual Republicanos), exerceu mandato estadual de 2007 a 2010; 2011 a 2014 e de 2015 a 2018, sendo reeleito para o período de 2019 a 2022.
Retrospectiva
Em Feira de Santana, a trajetória política do deputado José Arimateia sempre foi de apoio ao projeto político liderado pelo ex-prefeito José Ronaldo (DEM), mesmo no período em que a legenda do parlamentar fazia parte da base de apoio do Governo Wagner (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Em 2016, José de Arimateia desistiu da pré-candidatura à prefeito e apoiou a aliança formada entre José Ronaldo (DEM) e Colbert Martins Filho (MDB). Na época, o vereador Eli Ribeiro, pastor da Igreja Universal, foi reeleito vereador e ingressou no governo municipal no cargo de secretário da Habitação.
Com o movimento político, a suplente Cíntia Machado (PMB) assumiu a vaga de vereadora, se comprometendo em atuar como membro dos Republicanos e de concorrer na eleição de 2020 pela legenda. A vereadora é sobrinha do deputado estadual Targino Machado (DEM), líder do bloco de oposição ao Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa.
