Eleições 2020: Em legenda controlada pelo ex-prefeito José Ronaldo, deputado Targino Machado anuncia pré-candidatura à prefeito de Feira de Santana; Político faz gesto desesperador

 

Deputado Targino Machado lança pré-candidatura à prefeito de Feira de Santana, nas eleições de 2020.

Deputado Targino Machado lança pré-candidatura à prefeito de Feira de Santana, nas eleições de 2020.

O deputado estadual Targino Machado (DEM) anunciou neste domingo (16/02/2020), durante entrevista ao programa Silvério Silva, na Rádio Sociedade, que é pré-candidato à prefeito de Feira de Santana.

Cenário político-eleitoral 

Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e filiado ao Democratas, Targino Machado declarou, em 2018, ter R$ 4, 210 milhões em patrimônio e obteve 67.164 votos (0,96% dos válidos), através da coligação ‘Por Uma Bahia Melhor’, composta por DEM, PRB, PV e PSDB.

Contabilizados os votos dados ao parlamentar pelo eleitor de Feira de Santana, ele recebeu 42.269 (15,21% dos votos válidos no município). Em síntese, foi o eleitor de Feira de Santana que o reconduziu à ALBA.

Alijado do processo

Ocorre que o Democratas de Feira de Santana é controlado pela principal liderança conservadora do município, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, que tem na gestão do atual prefeito Colbert Martins Filho (MDB) um aliado fiel, responsável por manter o grupo político do ex-prefeito no governo e que segue as orientações e conselhos.

Neste contexto, estaria disposto, José Ronaldo, a abdicar da possibilidade de reeleição do aliado, para apoiar um político que lhe faz severas críticas?

É pouco provável que isso ocorra, ou seja, fontes do Jornal Grande Bahia (JGB) informam que José Ronaldo está liderando montagem da aliança suprapartidária que dará sustentação a reeleição de Colbert Filho.

Neste aspecto, adversários se tornaram aliados do prefeito Colbert Filho, a exemplo de Beldes Ramos (ex-PT), José Menezes Santa Rosa (Zé Filé, PSD), e do ex-deputado federal Fernando Torres, presidente municipal do PSD, legenda aliada no plano estadual ao governador Rui Costa (PT).

Esses fatos demonstram uma óbvia tentativa de ampliação do campo conservador de direita e, nesta equação, Targino Machado foi alijado, excluído das conversas e as lideranças que lhe apoiam estão sendo convidadas a aderirem a reeleição do Colbert Filho.

No contexto, sendo o eleitor de Feira de Santana responsável por lhe conceder 63% dos votos que viabilizaram a reeleição ao mandato estadual, parece que Targino Machado, em uma ação isolada, tenta se manter na disputa política e, com isso, evitar a defecção dos apoiadores.

É sintomático o fato de Targino Machado dizer que é pré-candidato a prefeito, de forma isolada, através de declaração em programa de rádio. Existe um certo toque melancólico nisso.

Novo julgamento

Outro aspecto que emerge com o lançamento da pré-candidatura de Targino Machado é um possível julgamento no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a reanálise de fatos da campanha eleitoral de 2018, quando foi acusado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) de ter cometido abuso de poder econômico, com compra de votos, através da troca por serviços médicos. Sendo, o mesmo, inocentado por 4 votos favoráveis, contra 3 desfavoráveis, através de julgamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE Bahia), com resultado proclamado em 2 de dezembro de 2019.

Como o entendimento não foi por unanimidade, a PRE recorreu ao TSE e a legislação obriga os tribunais a priorizarem os julgamentos de políticos que possuem mandatos e, ou, que concorrem à novas eleições.

Sem confiança

Por fim, no cenário político local e levando em consideração as articulações políticas, é possível supor que, com a finalidade de esvaziar a pretensão de Targino Machado, José Ronaldo convide o Colbert Filho a ingressar no Democratas, ou que acelere o processo de esvaziamento das lideranças que apoiam o deputado estadual.

Fato é que José Ronaldo não confia em Targino Machado para lhe apoiar no pleito municipal e isso tem considerável valor político na disputa local.

Leia +

Conflito entre deputado Targino Machado e prefeito Colbert Martins Filho é marcado por interesse em reabertura de clínicas fechadas em Feira de Santana pelo Governo da Bahia; Confira vídeos

Em 5 de dezembro de 2019, o ex-deputado Fernando Torres (PSD) participou de reunião no Paço Municipal Maria Quitéria e declarou apoio à reeleição de Colbert Martins Filho (MDB).

Em 5 de dezembro de 2019, o ex-deputado Fernando Torres (PSD) participou de reunião no Paço Municipal Maria Quitéria e declarou apoio à reeleição de Colbert Martins Filho (MDB).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).