
O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Lourival Almeida Trindade, convocou todos os desembargadores, juízes, servidores, membros da OAB, Ministério Público, imprensa e demais instituições, para a construção do Poder Judiciário “de nossos sonhos”. No discurso de posse, nesta segunda-feira (03/02/2020), o novo Presidente da Corte Baiana, em tom de otimismo e de esperança, solicitou a participação democrática e colaboração de todos. Afirmou que acredita na construção de um Judiciário mais justo, com maior confiança do cidadão, e destacou a necessidade de reunificar a Corte baiana.
Presidente-do-TJBA-Des-Lourival-Almeida-Trindade-150×150 Presidente do TJBA convoca a participação de todos para a construção de um Judiciário mais forte
“Somente com a participação de todos poderemos ser capazes de construir um Poder Judiciário melhor, mais justo, mais transparente e cada dia mais ético, em que os valores republicanos saiam, enfim, triunfantes (…). Precisamos crer que a participação de todos tenha a força do pingo d´água, capaz de desgastar a pedra dura da corrupção e da injustiça”, afirmou.
Amante da literatura, o Desembargador Lourival recorreu a diversos escritores, poetas e suas citações, para contextualizar o discurso. Foram citados, por exemplo Rubem Alves, José Saramago, Mário Quintana, Eduardo Portella, e até mesmo o Ministro do Superior Tribunal Federal, Ayres Britto, que estava na Mesa do evento e a quem o Desembargador declarou a sua admiração. Todos os trechos escolhidos para a citação recorriam a mensagens de perseverança, incentivo, exemplos a serem seguidos e enfrentamento de desafios.
O Desembargador Presidente recorreu a fatos históricos da origem do TJBA; falou sobre a desmotivação e desencanto atual do cidadão com a política e com todos os poderes republicanos; chamou atenção para a necessidade de se combater à corrupção; e reconheceu as dificuldades que tem para enfrentar como presidente do Tribunal.
“Neste biênio, não me sinto envaidecido, mas comprometido com a confiança demonstrada pelos colegas. Sei das dificuldades que me aguardam no exercício do cargo, mas não tenho medo do desafio”, disse.
Nas propostas para a gestão, no biênio 2020 a 2022, destacou a valorização da Justiça de 1º Grau, prioritariamente através da nomeação de novos juízes; ações voltadas para celeridade processual; capacitação de servidores e magistrados; automatização das intimações e citações; investimento no Sistema dos Juizados Especiais, com a contratação de juízes leigos e conciliadores aprovados no último concurso; incremento de ferramentas fiscalizatórias; metas e desenvolvimento sustentável; e o investimento em tecnologia, com o uso de ferramentas de automação e inteligência artificial, por exemplo, para dar celeridade a entrega da prestação jurisdicional.
“Não tenhamos medo de arriscar pelos íngremes caminhos que haveremos de trilhar, apesar de a vida Judiciária ser cheia de tropeços”, incentivou. O Desembargador Lourival encerrou o discurso com agradecimentos aos colegas e familiares, e uma mensagem de confiança. “Começa nesse dia festivo e solene uma viagem de esperança para nosso Judiciário, para ser compartilhada por todos nós”.
O Desembargador Lourival Almeida Trindade tomou posse como Presidente do TJBA, nesta segunda-feira (03), junto com os demais membros da Mesa Diretora, eleitos para o biênio 2020/2022: Desembargador Carlos Roberto Santos Araújo, 1º Vice-presidente; Desembargador Augusto de Lima Bispo, 2º Vice-Presidente; Desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva, Corregedor-Geral da Justiça; e Desembargador Osvaldo Bomfim, Corregedor das Comarcas do Interior.



