Crimes contra a vida caem pelo segundo ano seguido em Jequié

Vista panorâmica da cidade de Jequié.
Vista panorâmica da cidade de Jequié.
Vista panorâmica da cidade de Jequié.
Vista panorâmica da cidade de Jequié.

Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – caíram, pelo segundo ano consecutivo, e atingiram a meta de menos 28,8%, na cidade de Jequié, região Sudoeste da Bahia. As reduções foram registradas em 2018 e 2019.

Em 2019, se comparado ao ano anterior, entre os meses de janeiro a dezembro foram registradas 32 ocorrências, sendo 13 vidas preservadas através das ações policiais. Se comparado com o ano de 2017, a redução foi ainda mais acentuada (- 61%).

O titular do 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Jequié), delegado Cristiano Mangueira, listou as principais ações que fizeram o município ultrapassar a meta de redução de 6% prevista pela Secretaria da Segurança Pública. “Realizamos 15 operações só em 2019 e já completamos, no último dia 25 de janeiro, um mês sem registro de homicídio”, contou.

Para o policial civil a disputa pelo comércio ilegal de entorpecentes leva aos crimes contra a vida. “Cerca de 90% dos homicídios está diretamente ligado ao tráfico de drogas. Nosso trabalho combateu as organizações, identificou e prendeu os líderes, contendo essa disputa”, contou.

De acordo com o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Jequié), tenente-coronel Itamar Gondim Bandeira, a retirada de criminosos de circulação, aumento das viaturas em horários específicos, a ampliação de operações e ações em pontos de venda de drogas e a implementação da ronda rural colaboram para o alcance dos números positivos. “Intensificamos o patrulhamento e colocamos mais viaturas nas ruas entre as 19 horas e a meia-noite”, contou o oficial.

*Com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP Bahia).

Catedral Santo Antônio de Pádua (Igreja Matriz de Jequié).
Catedral Santo Antônio de Pádua (Igreja Matriz de Jequié).
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]