Coluna de Antônio José Larangeira de 26 de fevereiro de 2020

Campanha da Fraternidade

Campanha da Fraternidade de 2020, apresentada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que será lançada hoje,26), traz como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). O cartaz apresenta, ao fundo, o Pelourinho, lugar icônico da capital baiana, com Irmã Dulce ao centro. A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica no Brasil, no tempo da Quaresma e o objetivo desta é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum”.

Iluminação

O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que objetiva a modernização e expansão do parque de iluminação pública de Feira de Santana teve sua primeira audiência pública realizada na manhã de quinta-feira, 20, na Câmara Municipal. Prepostos do Banco Mundial e da Caixa explicitaram detalhes do projeto, quando foi acentuado que iluminação é decisiva para a qualidade de vida, impactando principalmente a segurança e o trânsito. Foi tratado que o caminho da mudança é usar novas tecnologias, como as lâmpadas de LED, que trazem ganhos de eficiência de 40% a 60% e têm o dobro da vida útil, reduzindo o custo de troca e manutenção. Além disso, oferecem melhor qualidade de iluminação, com menor impacto ambiental. A PPP vai promover a redução de mais de 50% no consumo de energia com a substituição de 100% dos pontos de iluminação das lâmpadas atuais pelas de tecnologia LED. O projeto prevê a concessão, por 13 anos, da operação e manutenção energética. O custo da contrapartida do Município para a modernização do parque de iluminação pública está em R$ 260 milhões, sendo R$ 20 milhões mensais.

Nat Carlos Geilson

Completou idade nova, promovendo um café matinal, o ex-deputado estadual e radialista Carlos Geilson, que foi bastante concorrido por amigos, familiares e correligionários políticos.

Galo ou peixe?

Será que o ex-prefeito Zé Ronaldo está “cozinhando o galo” para um jantar depois do Carnaval, ou será que no meio da festa de momo ele vai chamar os convidados para degustar o bicho antes da quarta-feira de cinzas? Se for degustar depois da quarta-feira de cinzas, a carne pode estar dura se for galo de briga, mas não cometeria pecado se o degustas durante o carnaval e não estaria pecando contra a Igreja. Se deixar para quarta-feira de cinzas, teria que substituir o galo pelo peixe para não cometer pecado, porque a fé católica recomenda comer peixe, mesmo com o galo bem cozido. É possível que Zé Ronaldo prefira peixe, que embora tenha espinha não levaria pecado contra a fé cristã. Se preferir comer galo, por ser de briga, a carne é dura e cometeria o pecado na igreja católica. Eis a questão: Comer galo cozido ou comer peixe e ensopado na quarta-feira de cinzas. O jornalista Dilson Barbosa, falou…

Carnet social

Esteve completando idade nova, tendo transferido as comemorações para o mês de março, o colunista social Cid Daltro, todavia foi bem cumprimentado.

Também, a querida Iza Bacelar Gama, que aniversariou domingo, festejou a data em família. O seu marido professor Raimundo Gama e sua filha Milena marido e a neta, capitanearam o evento “en petit comité”.

A stylist model Suely Costa e Silva, comemorou com filhos e netos num encontro fechado em sua residência.

O colunista Cid Daltro que varou os setenta e uns, vai comemorar para o mês de março.

O colunista Cid Daltro que varou os setenta e uns, vai comemorar para o mês de março.

Iza Gama de idade nova com o marido professor e escritor Raimundo Gama.

Iza Gama de idade nova com o marido professor e escritor Raimundo Gama.

A estilista Suely Costa e Silva também esteve na rota aniversaria.

A estilista Suely Costa e Silva também esteve na rota aniversaria.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]