Coluna de Antônio José Larangeira de 21 de fevereiro de 2020

Feira na Pole Position

Feira de Santana está na 63ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) e no nordeste brasileiro é o quarto melhor posicionado, atrás de Petrolina, Campina Grande e João Pessoa. Na Bahia, além de Salvador, está na frente de Vitória da Conquista e Camaçari. O município ganhou 12 posições na década (entre 2007/2008 e 2017/2018) e ganhou duas posições em comparação com o ano anterior. Entre as quatro áreas analisadas, Feira de Santana teve sua melhor colocação em Saúde: 37ª posição.

As posições nas outras áreas foram: 43ª em Saneamento e Sustentabilidade; 51ª em Segurança; e 92ª em Educação. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em duas áreas, perdendo posição em duas áreas: Educação (- 12 posições); Saúde (+ 49 posições); Segurança (- 19 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (+ 20 posições). Feira de Santana está na frente de todas capitais do Nordeste e Norte – afora Boa Vista e João Pessoa: Salvador, Teresina, Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, São Luís, Rio Branco, Manaus, Maceió, Porto Velho, Belém e Macapá.

O ranking do IDGM, realizado pela empresa de consultoria MacroPlan, é construído a partir de um índice sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas.

 O baiano Ed na França

O combate à intolerância religiosa pelas telas do artista plástico Ed Ribeiro ganha nova trama. Dessa vez, o pintor sai do território nacional e alça voo até a cidade de Mauves-Sur-Loire, noroeste da França, para a exposição “Olhar Franco-Brasileiro”. Ed exibe toda magnificência da cultura africana em 4 obras autorais, disponíveis para visitação na igreja La Chapelle entre os dias 7 e 15 de março de 2020.

O “Pintor dos Orixás” visa a aproximação e conhecimento da cultura africana através do regozijo das obras: Iansã, Liberdade, Ogum e Obaluaê. Apresentadas propositalmente em uma igreja católica, Ed Ribeirojuntamente ao artista francês Christophe Durand propõe a criação de novos laços e a destruição de antigos muros, erguidos durante um período de desconhecimento e descrença de religiões outrora denominadas “pagãs”.

Inaptas

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) acaba de tornar inaptas 186 empresas por causa da falta de entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e da Declaração e Apuração Mensal do ICMS (DMA), documentos fiscais digitais que são obrigatórios para todos os contribuintes inscritos no cadastro do ICMS da Bahia, com exceção daqueles que se enquadram no regime do Simples Nacional. Destas empresas, 162 foram tornadas inaptas pela omissão da EFD e 24 por não entregarem a DMA. Ao ser tornada inapta a empresa fica, na prática, impedida de operar, pois não consegue emitir notas fiscais eletrônicas.

Musica

Muita música e conhecimento em mais uma edição do JAM na Uefs que ocorreu quarta-feira, no auditório do Módulo 1 da Universidade Estadual de Feira de Santana às 18h. Dessa vez, o evento teve tema “JAM na Cuca Circula” e buscou  um bate-papo sobre música instrumental, visando fortalecer o cenário profissional de música na cidade, com foco no jazz e música popular brasileira.

Oficinas

A Uefs oferece vagas para duas oficinas de artes, com aulas no Museu Casa do Sertão, localizado no Campus. Os cursos serão ministrados pelos experientes artistas plásticos e professores Gaspar Medrado (‘Arte Infantil no Museu Casa do Sertão’, para crianças entre 6 e 10 anos) e Luiz Natividade (‘Processo Criativo no Sertão’, para adultos).

Política

Como Targino Machado disse que só abriria mão de sua candidatura a Prefeito de Feira de Santana se fosse para um candidato novo e de fora do atual círculo político da cidade, tendo na oportunidade, indicado quatro nomes novos, porém não recepcionados por José Ronaldo. Perguntado se manteria essa posição, Targino respondeu que hoje não mais a manteria, porque já se passaram vários meses da sugestão. Agora é hora do jogo ser jogado e não seria mais possível materializar aquela ideia que lhe parecia a solução para eliminar qualquer impasse sobre a candidatura do grupo do ex prefeito. Obviamente que aquela sugestão sepultaria a possibilidades de Colbert Filho (MDB) em candidatar-se à reeleição e seguramente, se a sugestão de Targino fosse aceita, o racha entre Colbert (MDB) e Ronaldo (DEM) seria mais do que certo. Talvez tenha sido a estratégia sutil de Targino para se livrar de Colbert na busca da reeleição e em quem, ele (Targino) disse no programa Bom Dia Feira (Princesa FM) que jamais votaria. (Dilson Barbosa).

O advogado Icaro Iwin Costa Lima é o novo Procurador Geral do Município de Feira de Santana.

O advogado Icaro Iwin Costa Lima é o novo Procurador Geral do Município de Feira de Santana.

O CEO da Artecapital Propaganda André Mascarenhas e sua esposa Lorena.

O CEO da Artecapital Propaganda André Mascarenhas e sua esposa Lorena.

O empresário Aurino Soares de Melo e Zirka, socialmente.

O empresário Aurino Soares de Melo e Zirka, socialmente.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]