Coluna de Antônio José Larangeira de 20 de fevereiro de 2020

Dado de expressão

Feira de Santana, uma das maiores cidades brasileiras, registrou no ano passado, segundo a Superintendência Municipal de Trânsito o número de 290.154 veiculos. Graças ao trabalho empreendido com competência do seu superintendente Mauricio Carvalho, apesar do considerável aumento da frota este município diminuiu o número de multas e acidentes com ou sem mortes no transito.

Renovação na Câmara

Está bastante acentuado o número de pré-candidatos à vereador para a Camara Municipal em Feira de Santana, tendo como objetivo primordial renovar o quadro de edis no próximo pleito eleitoral. Há semanas atrás, noticiei o surgimento de nomes de expressão da cidade e que pode valorizar o Legislativo feirense, como os advogados Marcus Carvalhal e Rafael Cordeiro e o educador Ivamberg Lima, que foram bem recebidos pelo público leitor da cidade. Há semanas atrás, vem crescendo mídia um novo pré-candidato, o coordenador da Ciretran, Inspetor da Policia Rodoviaria Federal e bacharel em Direito Silvio Dias, que se junta a campanha de renovação política na cidade.

Monarcas de Feira

Feira de Santana vai comandar o Carnaval de Salvador este ano. È que o Rei Momo da Micareta, Dilsinho Chagas, foi eleito como a majestade do famoso carnaval baiano que está começando. Por outro lado, em sua companhia, a digital influencer feirense Theila Sabrina foi eleita Rainha do Carnaval. O Rei e a Rainha a partir de hoje serão os monarcas recebendo as chaves da cidade do o prefeito ACM Neto.

Libras no Cleriston

O curso de libras foi algo impar em minha vida. Trabalho na Classificação de Risco do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), porta de entrada dos pacientes, e ao longo do curso percebi que atendemos muitos surdos na unidade. Foi muito bom poder colocar em prática a língua de sinais e me comunicar melhor com estes pacientes. Eles ficam emocionados quando percebem que estamos entendendo sua língua e desta forma oferecemos um serviço ainda mais humanizado”. Este foi o depoimento da enfermeira Tanuza Moreira, uma das concluintes da 1ª turma do curso de Libras do HGCA. A formatura foi realizada nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, pela manhã, no auditório do HGCA e contou 30 funcionários. Uma nova com 50 servidores já foi formada, as aulas terão início em março deste ano. Na opinião do diretor-geral do HGCA, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, a implantação da língua de sinais é uma necessidade e um grande avanço para a unidade. “Nossos funcionários são guerreiros, esta primeira turma de formandos traz para nós do Hospital Clériston Andrade o atendimento necessário. Trata-se de um novo serviço, com mais respeito e dignidade para a população surda”, afirmou Dr. Pitangueira.

Residências

As Residências Multiprofissionais em Saúde da Família e em Urgência e Emergência da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foram aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC). São destinadas 10 vagas para os cursos de Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Farmácia e Psicologia.Até o dia 29 de fevereiro ocorre o período de inscrições, feitas exclusivamente via internet. Os interessados necessitam preencher o formulário e informar corretamente os dados cadastrais O município de Santo Estevão assinou convênio com a instituição de ensino e receberá os residentes de Saúde da Família, já as práticas de Urgência e Emergência estão em convênio estabelecido com o Hospital Regional Clériston Andrade.

O intuito é fortalecer as ações de interação da educação com o serviço e a comunidade, isso com atuação direta da Uefs nos campos de estágio. A ação capacita os preceptores e acompanha as atividades dos residentes nos campos de prática, qualificando os processos de trabalho nas unidades de saúde e contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

O superintendente do SMT Mauricio Carvalho, com excelente trabalho.

O superintendente do SMT Mauricio Carvalho, com excelente trabalho.

O curso de libras com Trabalho na Classificação de Risco do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), porta de entrada dos pacientes atendendo muitos surdos e mudos na unidade, deixou o seu diretor geral Jose Carlos Pitangueira de riso largo.

O curso de libras com Trabalho na Classificação de Risco do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), porta de entrada dos pacientes atendendo muitos surdos e mudos na unidade, deixou o seu diretor geral Jose Carlos Pitangueira de riso largo.

O patriarca Adroaldo Dórea festejado pela família ao completar 92 anos de idade.

O patriarca Adroaldo Dórea festejado pela família ao completar 92 anos de idade.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]