Caminhoneiros fazem protesto na entrada do Porto de Santos

Vista aérea do Porto de Santos.
Vista aérea do Porto de Santos.
Vista aérea do Porto de Santos.
Vista aérea do Porto de Santos.

Caminhoneiros realizam desde o início da madrugada desta segunda-feira (17/02/2020) uma manifestação na entrada do porto de Santos, o maior do Brasil, mas não há bloqueio da via, informou a administração portuária.

Alguns manifestantes estão no canteiro central de uma avenida de acesso ao porto, para quem chega pela Rodovia Anchieta.

Segundo a assessoria de imprensa do porto, a administração conseguiu uma liminar judicial para que os caminhoneiros não bloqueiem os acessos ao porto.

O Sindicato dos Condutores Autônomos de Santos recebeu a ordem judicial, que está sendo cumprida, segundo a assessoria.

Todavia, de acordo a reportagem da Globonews, alguns motoristas que chegam ao porto estão sendo convencidos pelos manifestantes a dar meia volta, deixando de levar as mercadorias aos terminais.

Motoristas protestam, entre outras coisas, por uma redução no ICMS do diesel, como forma de baratear o combustível que responde pela maior parte dos custos da categoria.

O protesto acontece alguns dias depois de o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), adiar o julgamento de ações de inconstitucionalidade da tabela de frete mínimo, que estava marcado para esta semana. Uma audiência de conciliação foi marcada para março.

A manifestação ocorre em um momento importante para o escoamento da safra de soja do Brasil, que está em colheita. O porto, contudo, também recebe cargas por ferrovia.

*Com informações de Roberto Samora e Maria Pia Palermo, da Agência Reuters.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114991 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.