Antes do Carnaval 2020, passe na Hemoba e faça doação de sangue

Hemoba convoca população para doar sangue antes do Carnaval 2020.

Hemoba convoca população para doar sangue antes do Carnaval 2020.

Antes de pular o carnaval, dê um pulo na Hemoba”. Realizando uma alusão aos emojis, figurinhas do Whatsapp e memes da internet, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia(Hemoba), inicia nesta quarta (12/02/2020), uma campanha para mobilizar os doadores de sangue e garantir um estoque seguro de hemocomponentes para o carnaval. “Pretendemos sensibilizar nossos doadores através das redes sociais, criando um material que as pessoas possam compartilhar e convidar os amigos para doar sangue antes da folia”, esclarece Iara Matos, coordenadora de coleta e captação de doadores.

De acordo com o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo, como o carnaval baiano é uma das maiores festas do mundo, existe uma possibilidade de aumento da demanda durante o evento e o hemocentro precisa estar preparado para o período. “É um momento que ficamos em alerta. Existe uma grande movimentação de pessoas nas ruas e estradas com muitos foliões e turistas. Além disto, existe a demanda de sangue para pacientes que realizam tratamento hemoterápico, que precisa ser garantida. Para realizarmos um carnaval repleto de alegria para todos envolvidos, contamos com a solidariedade do povo baiano para intensificar as doações de sangue e deixar os nossos estoques em níveis seguros para a festa.”. Comenta o diretor.

Funcionamento

Os voluntários interessados poderão visitar as unidades em um horário diferenciado, oportunizando mais possibilidades para a doação de sangue. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado, funciona na quinta (20) e sexta-feira (21), das 7h30 às 18h30; no sábado (22) a coleta ocorre das 7h30 às 12h30. Segunda (24) e terça-feira (25) de carnaval, os doadores podem comparecer das 7h30 às 18h30 e na quarta-feira de cinzas, a unidade vai abrir das 13h às 18h30.

Na próxima semana, a unidade do SAC Cajazeiras funciona em expediente normal até sexta-feira, das 7h30 às 15h, reabrindo na quarta de cinzas no turno matutino. No Hospital do Subúrbio, os interessados podem doar sangue na quinta e sexta de 7h30 às 12h e de 13h às 16h30. A unidade não funciona entre os dias 24 e 26 voltando com o atendimento normal na quinta, 26 de fevereiro. A Unidade de coleta do Hospital Santo Antônio funciona até o dia 20, retomando o atendimento normal após o carnaval.

Critérios para doação

Vale lembrar que para doar sangue os voluntários precisam estar bem de saúde, ter de 16 a 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. No dia da doação, é importante seguir alguns requisitos básicos, como ter dormido pelo menos 6 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado por pelo menos 2 horas. Mais informações em: www.hemoba.ba.gov.br .

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).