Além da dengue, casos de zika e chikungunya preocupam autoridades de saúde da Bahia

população da Bahia precisa redobrar os cuidados de prevenção ao Aedes aegypti.
população da Bahia precisa redobrar os cuidados de prevenção ao Aedes aegypti.
população da Bahia precisa redobrar os cuidados de prevenção ao Aedes aegypti.
população da Bahia precisa redobrar os cuidados de prevenção ao Aedes aegypti.

A população da Bahia precisa redobrar os cuidados de prevenção ao Aedes aegypti. Isso porque os vírus da dengue, zika e chikungunya circulam no estado. A informação foi confirmada pelo coordenador de Doenças de Transmissão Vetorial da Diretoria e Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do estado, Gabriel Muricy.

A recomendação é importante para evitar a repetição do cenário de 2019, quando houve um aumento de quase 139% nas notificações de chikungunya, em comparação com o ano anterior, com mais de 10,4 mil casos prováveis. Em relação à zika, constatou-se um crescimento de 133%, com mais de três mil casos prováveis. Neste ano, o estado já notificou 139 casos prováveis de chikungunya e três suspeitas de zika.

“Esse ano, além do vírus dengue, os dados laboratoriais já comprovam a co-circulação dos três arbovírus urbano. Então, está comprovado a circulação do vírus da zika e chikungunya, este ano, no estado.”

No ano passado, 213 municípios emitiram notificações para a chikungunya e 190 para os casos de zika. Mas a maior concentração de casos dessas doenças foi registrada na região metropolitana de Salvador.

Muricy revela que questões climáticas, como chuvas e logo depois altas temperaturas, e falta de saneamento básico tem contribuído para a proliferação do mosquito. Por isso, o alerta que fica para a população é de redobrar os cuidados contra a proliferação do mosquito aedes em quintais e arredores.

“Mais de 270 municípios da Bahia, no último levantamento feito no ano passado, mostraram a presença do Aedes aegypti em uma densidade que coloca o território em situação de alerta”.

Até o momento, já foram confirmados oito mortes por chikungunya e mais quatro estão sob investigação. Em relação à zika, há um óbito em investigação, no município de Terra Nova.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]