ALBA outorga Comenda 2 de Julho ao economista José Sérgio Gabrielli

Comenda 2 de Julho é outorgada ao ex-deputado e ex-presidente da Petrobras Sergio Gabrielli.

Economista José Sérgio Gabrielli é o mais novo comendador da Bahia.

Durante a sessão especial em homenagem ao Partido dos Trabalhadores, ocorrida nesta segunda-feira (10/02/2020) a Bahia ganhou mais um comendador, ampliando a lista de personalidade e figuras políticas que têm sua trajetória de vida dedicada a melhorar a vida dos baianos reconhecida pela Assembleia Legislativa. José Sérgio Gabrielli, economista e ex-presidente da Petrobras, recebeu da ALBA a Comenda 2 de Julho, proposta do deputado Rosemberg Lula Pinto (PT).

Ao discursar sobre a importância do PT, o deputado Rosemberg lembrou a luta e trajetória de dois ex-parlamentares da sigla: Zezéu Ribeiro e Paulo Jackson. E como a história dos dois se assemelha com a do homenageado Gabrielli. “Ajudamos a construir a história do partido, motivo que me orgulha profundamente”, disse o líder do governo na Casa.

A Comenda 2 de Julho é a mais alta condecoração do Legislativo baiano e homenageia aqueles que se dedicam à prestação de serviços relevantes ao povo da terra e ao engrandecimento do Estado. Para o economista, a honraria foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da ALBA. Motivo que, para Rosemberg Pinto, indica o reconhecimento a luta de Gabrielli na política de democratização do Brasil e pela preservação do patrimônio nacional.

“Eu sempre digo que José Sérgio, para além de economista, para além de uma personalidade importante para o Brasil e para a Bahia, é um formador de consciências. Aqui nós temos o governador Rui Costa, que foi aluno dele, então eu não tenho dúvidas de que ele é um construtor dessas personalidades também com uma visão de construção social para a Bahia e para o Brasil”, disse o proponente da homenagem.

Colegiado

Conduzido pelos parlamentares Osni Cardoso Lula (PT), Maria del Carmen Lula (PT), Olívia Santana (PC do B), Fátima Nunes Lula (PT), Robinson Lula Almeida (PT), Zé Raimundo Lula (PT), o deputado federal Waldenor Pereira (PT/BA), e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, o economista José Sérgio Gabrielli foi recebido por amigos, familiares e militantes do PT no Plenário Orlando Spínola.

Após receber a comenda das mãos da sua esposa Maria Teresa, da neta Ana, do deputado Rosemberg e do governador Rui Costa, Gabrielli dedicou a condecoração aos militantes do PT.

Sua trajetória política e toda a mudança no contexto político, econômico e social estiveram no centro do discurso de agradecimento do ex-presidente da Petrobras.

O economista fez um comparativo do contexto econômico de 40 anos atrás com os dias atuais e falou sobre as relações que o PT não deve esquecer. “A relação do PT com a rebeldia diminuiu. Ao assumirmos prefeituras, governos, mandatos e a presidência, passamos a ser o partido da realização”, disse. “Mas a chama das ruas não param, as demandas cresceram e mudaram”, alertou Gabrielli.

“Os metalúrgicos não estão mais na vanguarda dos trabalhadores, as relações de trabalho modificaram”, comparou. “Precisamos nos organizar e falar com os trabalhadores informais”, sinalizou.

Gabrielli concluiu afirmando que é necessário “reencantar” as bases militantes e os milhões de apaixonados pelo partido. “É preciso reacender a chama do sonho e da possibilidade de transformação da sociedade, sonhar que uma vida melhor é possível e ela será sensivelmente obra da ação coletiva da maioria. Reconquistar esses corações é a nossa principal tarefa”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]