4º Festival de Teatro do Interior da Bahia tem etapa competitiva em Jequié

O Teatro é de Cordel faz apresentação na abertura do festival em Jequié.
O Teatro é de Cordel faz apresentação na abertura do festival em Jequié.
O Teatro é de Cordel faz apresentação na abertura do festival em Jequié.
O Teatro é de Cordel faz apresentação na abertura do festival em Jequié.

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2020, Jequié recebe a primeira etapa da mostra competitiva do 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia. Quatro das doze montagens selecionadas farão apresentações a preços populares na cidade, numa programação que também inclui mesas redondas, oficinas, rodas de conversa e lançamento de livro.

O 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia tem patrocínio da Braskem e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura e apoio institucional do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Realização Polo Cultural Marketing e Produções e marketing cultural da Caderno 2 Produções Artísticas.

“O festival tem papel fundamental, pois inspira a criação de novas produções no interior do estado da Bahia. Há 27 anos, a Braskem apoia a cena teatral baiana patrocinando o Prêmio Braskem de Teatro por acreditar no poder transformador das pessoas e no empreendedorismo por meio da economia criativa”, ressalta a diretora de Marketing e Comunicação Corporativa da Braskem, Ana Laura Sivieri.

Enquanto apresentam-se, as montagens Quebranto (Juazeiro), Rosas Negras (Alagoinhas), Festa na Fé (Vitória Da Conquista) e Construção (Lauro De Freitas) passam pelo crivo da comissão julgadora do festival e concorrem a uma vaga na categoria “Espetáculo do Interior” do Prêmio Braskem de Teatro.

Nesta edição, inscreveram-se 60 espetáculos de grupos oriundos de diferentes regiões do estado. As próximas etapas da mostra competitiva serão em Barreiras, de 10 a 14 de março, e Camaçari, entre 24 e 28 de março. Em cada cidade, quatro peças selecionadas fazem duas apresentações.

Em Jequié, Quebranto se apresenta dia 11 (terça-feira), 16h, e dia 12 (quarta-feira), 19h. Construção abre as cortinas nos mesmos dias, em horários invertidos. Todas as apresentações acontecem no Centro de Cultura ACM, onde também será a cerimônia de abertura do festival no dia 10 (segunda-feira), 19h, com apresentação de O Teatro é de Cordel, vencedor da categoria “Espetáculo do Interior” no Prêmio Braskem de Teatro 2018.

Nos dias 13 e 14 (quarta e quinta-feira), entram em cena Rosas Negras (dia 13, 16h e dia 14, 19h) e Festa na Fé (dia 13, 19h e dia 14, 16h). Mesas redondas, debates e rodas de conversa convidam a comunidade de atores e produtores da cidade a refletir sobre temas importantes, como Dramaturgia Contemporânea, Sistema Municipal de Cultura – Realidade e Desenvolvimento e Formação e Produção de Teatro no Interior da Bahia. (ver programação completa abaixo).

A programação ainda contempla lançamento do livro “Dionísio pelos trilhos do trem – Circo e Teatro no Sertão do Brasil”, performances dos alunos da UESB e as seguintes oficinas: Teatro Físico, com Fábio Vidal, En.Cena.Ação, com Luis Antônio Sena Jr., e Produção Cultural, com Lú Barretto.

Sobre a Braskem

Os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico, engajados na cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58 bilhões (US$ 15,8 bilhões), a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para Clientes em aproximadamente 100 países.

FAZCULTURA

Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]