Vitória da Conquista: Cineasta Geraldo Sarno apresenta trabalho durante 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes

23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

A programação da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na noite do último domingo foi prestigiada. Mais de 300 pessoas se reuniram no Cine Tenda para acompanhar a exibição da pré-estreia mundial de “Sertânia”, que marca o retorno do cineasta baiano, Geraldo Sarno, à ficção. Com cenas rodadas nos municípios de Milagres, Brumado e Vitória da Conquista, o longa-metragem conta a história de Antão, um homem que nasceu em Canudos e que com o fim da guerra, ainda criança, é levado por um militar a São Paulo, junto com sua mãe. Após a morte dela, já adulto, ele decide retornar e acaba se metendo no mundo do cangaço, na cidade fictícia de Sertânia, onde recebe outros dois nomes: Jararaca e Gavião.

Feliz com a presença do público e com a qualidade da projeção, Sarno acredita que o filme conseguiu se comunicar com as pessoas naquilo que ele tem de essencial. “Esse é um festival que abre um espaço especial para o cinema de criação. O cinema é uma atividade contemporânea que está exercendo uma hegemonia na sociedade mundial e nós precisamos de criações nacionais e criativas. É muito importante estimular a multiplicidade criativa dos realizadores, a diferenciação individual e fugir da padronização comercial”.

Além da exibição, o cineasta também participou de um bate-papo sobre o filme com a presença de convidados, do crítico José Geraldo Couto (SC) e da curadora de curtas da Mostra Tiradentes, Camila Vieira.

A 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece até o próximo sábado (1º de fevereiro).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110984 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]