Vila Merenderia Imbassaí, cultura, música e gastronomia nas noites quentes de verão | Por Juarez Duarte Bomfim

A Vila Merenderia, situada no paraíso praieiro de Imbassaí, Litoral Norte da Bahia, é uma feliz mistura de música, cultura, arte e artesanato, com importante espaço para uma loja colaborativa de economia solidária, gerador de emprego e renda a artistas, artesãos e empreendedores locais.

Na rica gastronomia oferecida aos clientes, a parceria com comerciantes de alimentos e bebidas da comunidade, motivou uma diversidade de opções culinárias que agrada a todos — gregos e baianos.

Vila Merenderia de Imbassaí

Vila Merenderia de Imbassaí

4 de dezembro, Dia de Santa Barbara

Na auspiciosa Noite de Santa Barbara, 4 de dezembro de 2019, foi inaugurada a Vila Merenderia Imbassaí, com um lauto Caruru oferecido à Comunidade. O empreendimento comercial veio agitar a vida cultural e a gastronomia de Imbassaí. Logo se tornou um ponto de encontro, lugar de confraternização, lazer e diversão nas noites quentes do verão sempiterno do Litoral Norte da Bahia.

A concepção da Vila Merenderia se entrelaça com a trajetória profissional e pessoal de seu idealizador, o empreendedor social Marcio Vianna.

Frederico Togni e Marcio Vianna

Frederico Togni e Marcio Vianna

Marcio Vianna, empreendedor social

O jovem Marcio Vianna, esportista no Rio de Janeiro e graduado em administração de empresas, montou seu primeiro negócio em Parati – RJ, no ramo de restaurante, já no distante ano de 1991.  Dois anos depois, resolveu pegar a estrada, a procura de uma nova praia para morar e trabalhar.

Percorrendo o litoral nordestino brasileiro, Marcio conheceu uma encantadora praia de altos coqueirais, onde o rio deságua no mar — o paraíso praieiro de Imbassaí, Litoral Norte da Bahia. Enamorou-se do lugar e aqui ficou. Para o seu sustento, logo inaugurou um restaurante com o mesmo nome do anterior, Temperança. Expandiu os negócios abrindo a Padaria Pão & Tal e Coisa, com filial na Vila de Praia do Forte, Mata de São João – Bahia.

Em 2002, Marcio Vianna resolveu “correr mundo, correr perigo”. Mas o bom filho à casa volta. Em 2005, de novo em Imbassaí, ele remontou o restaurante, o denominando Temperança Lounge. Essa segunda experiência durou até 2007. De novo pôs o pé na estrada.

Todavia, mais uma vez Marcio retorna ao paraíso praieiro de Imbassaí, e inaugura a Merenderia em novembro de 2013 (a primeira). Proclama: “um novo conceito em gastronomia”.

Em todas essas experiências profissionais Márcio Vianna foi acumulando competências e habilidades, que lhe serão bastante úteis e frutíferas. Ele se torna, ao mesmo tempo, responsável pela elaboração de pratos, treinamento de equipe, gestão administrativa, logística e operacional.

Somem a tudo isso o seu talento para o artesanato e trabalhos manuais voltados a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. De suas ideias de ressignificação de lixo em arte, surgiram as Geladotecas Literárias, voltada ao fomento da cultura e estímulo à leitura nos habitantes da Comunidade de Imbassaí.

Marcio Vianna é um empreendedor social, e usa sua experiência com eventos, alimentos e bebidas prestando serviços voluntários de promoção social e desenvolvimento comunitário. Ele é um dos criadores e organizadores do importante evento artístico-cultural “Imbassaí em Cena” e da Feira de Produtos Orgânicos de Imbassaí — como estimulo ao escoamento da produção agrícola da região. Recentemente, Márcio fez a curadoria de exposição de fotos contando a evolução urbana desse encantador vilarejo.

Marcio Vianna entre amigos e amigas

Marcio Vianna entre amigas

Marcio Vianna, por ele mesmo

“Um começo… A Vila Merenderia, na verdade, sempre foi intrínseco a tudo que desenvolvi na minha trajetória profissional. Desde os tempos do Temperança onde já desenvolvia uma forte pegada cultural, sempre com um pensamento voltado à sustentabilidade da comunidade em que vivo.

“De lá vieram a Padaria, as festas e os São João… pra quem lembra, era uma festa da vila para a vila, já com suas barraquinhas e com este mesmo conceito da Vila Merenderia de hoje… um trabalho desenvolvido em parcerias!

“Aí, entre idas e vindas, novos projetos e novas experiências… surgiu uma nova ideia, a Merenderia… mais um local de interação, onde através da gastronomia e da cultura busquei novos caminhos e me levou à novos horizontes…

“Com a valorização de meu trabalho, fui convidado a participar na organização do Imbassaí em Cena… e ai, meu amigo… a inspiração e a vontade de unir forças foi mais além… e hoje, a experiência, a amizade, a União e a solidariedade me fizeram, juntos às parcerias, apresentar um pouco de tudo o que, na verdade, foi o que sempre busquei… o desenvolvimento local, oferecer oportunidades e valorizar a cultura como um todo!”

Coletivo Cultural Imbassaí

Coletivo Cultural Imbassaí

Projeto Coletivo Cultural Imbassaí, na Vila Merenderia

O Projeto Coletivo Cultural Imbassaí (CCI) abre inscrições para duas modalidades culturais que serão realizadas no mês de janeiro, na Vila Merenderia Imbassaí, litoral de Mata de São João.  O CCI é um projeto de verão ligado à música e teatro, com duração de 30 dias e objetiva atender, gratuitamente, cerca de 50 crianças e adolescentes de Imbassaí e região.

As inscrições acontecem até domingo (11.01.2020) na Vila Merenderia e as aulas terão início no dia 13 de janeiro, com encerramento agendado para 15 de fevereiro, com uma linda apresentação no mesmo espaço.

As atividades serão distribuídas em duas ações: Projeto Música e Dança CCI e Projeto Teatro na Vila. O primeiro será ministrado pelo músico Moura, da Orquestra Municipal de Mata de São João, Núcleo Barro Branco. As atividades acontecerão às Segundas e Quartas, das 14 às 16h e serão destinadas a 25 adolescentes entre 12 e 18 anos. A ideia do projeto é recriar, reciclar ideias, movimentos e instrumentos musicais. Os materiais usados serão decididos ao decorrer das atividades, com a participação de todos.

Já o Teatro na Vila, será ministrado pelo ator Marcos Machado. As atividades acontecerão as terças e Quintas, das 14h às 16h e serão destinadas a 25 crianças entre 8 e 15 anos. A ideia do projeto é desenvolver a expressão artística, textos teatrais infanto-juvenis e contação de histórias.

As aulas acontecerão na Vila Merenderia, em Imbassaí. A Vila é um espaço colaborativo de economia solidária onde parte da venda dos produtos (5%) se destinarão ao sustento desta atividade.

(Informações de: http://www.maisregiao.com.br/noticias/45583/projeto-coletivo-cultural-imbassai-inicia-13-de-janeiro-inscri-es-seguem-at-domingo.html)

Vila Merenderia Imbassaí

Vila Merenderia Imbassaí

Ethno Bahia. Jeunesses Musicales International

Ethno Bahia. Jeunesses Musicales International

Ethno Bahia. Jeunesses Musicales International

Noite quente de verão, 4 de janeiro de 2020, um sábado. Alegremente, somos surpreendidos pela magnitude do evento artístico-musical anunciado: 60 artistas, entre músicos, cantores e cantoras, de 13 nacionalidades diferentes se apresentam no palco apinhado da Vila Merenderia Imbassaí. Uma babel de vozes e universalização de sons.

Ótimos cantores e cantoras se revezam no palco, apresentando a etnomúsica de seus respectivos países. O espetáculo é fruto do workshop internacional de música que ocorreu na Vila de Diogo, ali, vizinha. O coral de vozes acompanha uníssono a música executada, não importando em que língua.

Os instrumentistas estão todos afinados, qualquer que seja a música tocada e cantada: seja do Irã, da Letônia… Sul e Norte da Itália… Por 10 dias consecutivos, esses músicos virtuoses e cantantes tocaram e cantaram, criaram composições coletivamente e ensaiaram para, bem sincronizados, fazerem está linda apresentação.

Na plateia, gravo tudo na retina e no coração, com a sensação de estar no lugar certo na hora certa, ao participar de tão importante evento artístico-musical.

Coisas do paraíso praieiro de Imbassaí. Coisas da Vila Merenderia.

*Juarez Duarte Bomfim, sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Juarez Duarte Bomfim
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]