Sultão de Omã Qaboos bin Said morre aos 79 anos de idade

Qabus ibn Sa’id Al ‘Bu Sa’id foi o sultão de Omã desde 23 de Julho de 1970, quando depôs seu pai Said bin Taimur, até a data de sua morte. Tendo reinado por quase 50 anos, ele foi o monarca árabe que mais tempo esteve no poder.
Qaboos bin Said Al Said, sultão de Omã, morreu no dia 10 de janeiro de 2020.

Morreu nesta sexta-feira (10/01/2020), aos 79 anos de idade, o sultão de Omã, Qaboos bin Said al Said, que comandava a monarquia árabe desde julho de 1970.

“É com tristeza que o sultanato de Omã chora nosso sultão Qaboos bin Said, chamado por Deus na noite de sexta-feira”, diz um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial ONA.

O monarca lutava havia anos contra uma doença, provavelmente um câncer de cólon. Qaboos chegara ao poder em 1970, após ter destituído seu próprio pai, Said bin Taimur, com apoio britânico. Seu reinado foi marcado pela abertura do sultanato ao exterior.

Como Qaboos não tinha filhos, o novo sultão é seu primo Haitham bin Tariq al Said, 65 anos, atual ministro da Cultura do país e que já prestou juramento.

Segundo o governo, o próprio Qaboos escolheu Haitham como sucessor. O novo sultão prometeu dar continuidade às políticas de seu antecessor e manter uma postura de coexistência pacífica com os países da região.

*Com informações da ANSA.

Vista da Mesquita Sayyida Fatma bint Ali, localizada em Mascate, capital d de Seebe, em Omã.
Vista da Mesquita Sayyida Fatma bint Ali, localizada em Mascate, capital d de Seebe, em Omã. Obra realizada durante o reinado do sultão Qaboos bin Said Al Said.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]