Sistema neoliberal conduz o mundo ao caos social | Por Sérgio Jones

Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia.

Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia.

Em um excelente artigo escrito Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Faz uma abordagem muito apropriada sobre o mundo das ciências sociais, e em particular da economia, o que denominou como a busca de novos rumos.

Afirma ele, que nas últimas quatro décadas, a partir dos anos de 1980 até 2020, houve uma sistemática redução do papel do Estado, liberalização do Comportamento Corporativo e globalização dos fluxos econômicos.

Levando-se em consideração que a grande porcentagem da produção econômica é gerada pela iniciativa privada. Acredita que com essa medida se perdeu o pouco que havia de governança e de racionalidade durante os “30 gloriosos anos” do pós-guerra, em que se havia conseguido razoável equilíbrio entre o Estado, as empresas e as organizações da sociedade civil.

Adam Smith um dos mais eminentes teóricos do liberalismo, que estudou profundamente o livre mercado, advogava que o setor privado deveria agir de forma livre, com pouca ou nenhuma intervenção do Estado.

Ladislau Dowbor contesta o conceito ao afirmar que o mundo econômico solto não encontrará magicamente equilíbrios, por meio de “mecanismos” naturais. E que adoção de tal comportamento está conduzido aos dilemas presentes. “O vale-tudo corporativo está gerando um desastre ambiental planetário”, afirma.

Outro aspecto abordado pelo eminente economista é com relação ao desencontro entre economia global e políticas nacionais que geram contradições absurdas.

Cita como exemplo à financeirização responsável direta pela geração que está provocando a desigualdade, em níveis aberrantes, jogando o planeta no caos político em que hoje se encontra.

Agora, tenta se buscar desesperadamente recuperar o controle. “Estamos todos procurando as rédeas”.

*Sérgio Jones, jornalista ([email protected])

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]