Sistema de informações ambientais da Bahia é referência para outros estados

Equipe do INEMA realiza coleta de dados sobre meio ambiente.Equipe do INEMA realiza coleta de dados sobre meio ambiente.
Equipe do INEMA realiza coleta de dados sobre meio ambiente.

Equipe do INEMA realiza coleta de dados sobre meio ambiente.

Representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) do Espírito Santo estiveram na Bahia para conhecer o Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos (SEIA). O encontro, que ocorreu no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, do presidente do IEMA, Alaimar Ribeiro Rodrigues Fiuza, e suas respectivas equipes técnicas.

Durante a apresentação, alguns pontos importantes para implementação do sistema no Espírito Santo foram ressaltados, como o beneficiamento no atendimento ao cidadão, que além de facilitar a comunicação com a instituição, reduz a burocracia administrativa, e acompanha a formação de um único processo para regulação ambiental. Segundo João Carlos Oliveira, a reunião serviu de reflexão sobre os avanços conquistados pelo SEIA e a possibilidade de continuar inovando e contribuindo com a gestão ambiental da Bahia e de todos os estados brasileiros.

Além disso, foi mostrado o fluxo do sistema, o detalhamento dos cadastros básicos e os modos de enquadramento do requerimento pela central de atendimento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), mostrando a formação do processo administrativo, a tramitação e emissão do parecer técnico até a liberação da licença ambiental. As ferramentas do sistema também aumentaram a percepção do controle social ao integrar informações ambientais de várias plataformas e qualificar as avaliações técnicas por meio de equipes multidisciplinares.

Para o gestor do órgão ambiental do Espírito Santo, o encontro proporcionou um enriquecimento importante para sua equipe técnica. “Entender a gestão do fluxo de informações e do cruzamento de dados que o SEIA possibilita, demonstra a abrangência desse sistema, permitindo uma percepção maior do controle social ao integrar informações ambientais de várias plataformas com as equipes multidisciplinares”, destacou Fiuza.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]