Secretaria da Educação da Bahia lança edição 2020 do curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo para Pessoas com Deficiência

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Lançamento do Curso de Qualificação Pessoas com Deficiência.
Lançamento do Curso de Qualificação Pessoas com Deficiência.
Lançamento do Curso de Qualificação Pessoas com Deficiência.
Lançamento do Curso de Qualificação Pessoas com Deficiência.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lançou, nesta quarta-feira (15/01/2020), no auditório da instituição, em Salvador, o curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo para pessoas com deficiência. O público-alvo são egressos do ensino médio entre 2015 e 2019, e concluintes em 2020 da rede estadual de educação. O curso, que possui 240 vagas, será ministrado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para garantir a continuidade do trabalho inclusivo iniciado na Educação Básica e oportunizar o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho através do Programa Primeiro Emprego. As aulas estão previstas para serem iniciadas entre março e abril deste ano.

Com carga horária de 240 horas, o curso acontecerá em quatro polos, em seis escolas, atendendo 72 escolas da rede, centros e conveniadas. As unidades escolares são: Colégio Estadual Roberto Santos; Colégio Estadual Rotary; Colégio Estadual Satélite; Colégio Estadual Euricles de Matos, Colégio Estadual Manoel Devoto; e Colégio Estadual Abílio César Borges.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, destacou a importância da inserção desses jovens no Programa Primeiro Emprego por meio do curso.  “Para o secretário Jerônimo Rodrigues e o governador Rui Costa a pauta da inclusão e da justiça social é fundamental, pois nós acreditamos, lutamos e estamos envolvidos. Particularmente, lá na subsecretaria temos colaboradores do Programa Primeiro Emprego, que se dedicam e se deparam com questões complexas de um Estado que tem uma rede enorme de educadores e de escolas. O depoimento que nós temos do trabalho deles é de que há um engajamento muito forte e, isso, nos faz entender que são capazes e que precisam de oportunidades e eles se sentem valorizados”, afirmou.

A professora da UNEB e coordenadora do curso, Rita Carvalho, falou sobre a finalidade do curso. “A UNEB será a executora do curso com professores especialistas e apoio pedagógico especializado para que este sujeito consiga, além da qualificação específica na área administrativa, desenvolver o empoderamento para que ele se sinta de verdade parte da instituição que vai recebê-lo no Programa Primeiro Emprego”.

Mobilização em rede – A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Casa Civil, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria de Trabalho Empreso e Renda (SETRE) e Fundação Luís Eduardo Magalhães.

O evento de lançamento do curso também contou com a presença da superintende de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito; do coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius de Almeida Gomes; da diretora de Educação e Suas Modalidades da SEC, Thamires Vasconcelos; da coordenadora de Educação Especial da SEC, Marlene Cardoso; do representante da Casa Civil, Almerico Lima; do presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM); Rodrigo Hita e demais convidados.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114831 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]