Salvador: Projeto ‘Para Praia’ abre temporada com Sucesso em Ondina

Cadeiras anfibias do projeto 'Para Praia'.
Cadeiras anfibias do projeto 'Para Praia'.
Cadeiras anfibias do projeto 'Para Praia'.
Cadeiras anfibias do projeto ‘Para Praia’.

A manhã foi sol e águas tranquilas na abertura da sétima temporada do Para Praia, em Ondina, em Salvador. A partir das 8 horas, o projeto começou a receber os primeiros usuários, que até o final da manhã ainda movimentaram o primeiro dia em busca de banho de mar assistido.  Esta temporada marca o retorno do evento para sua praia oficial em Ondina, onde permanece, sempre aos sábados, até o dia 15 de fevereiro, promovendo o banho de mar voltado para deficientes físicos e pessoas com mobilidades reduzidas. O projeto será encerrado, nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, em praia ainda não definida no litoral de Camaçari.

O Para Praia é promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), que também patrocina junto com a Braskem e o Salvador Shopping. O projeto conta com o apoio da Cetrel e da Escola Bahiana de Medicina A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.

Entre os banhistas que já frequentam o projeto há várias edições, a estreante Sueli Lisboa era a mais ansiosa para entrar no mar, vinte anos depois do acidente de carro que a deixou imobilizada numa cadeira de rodas. “Estava com a passagem comprada para retornar para Feira de Santana, depois de passar as festas com meu namorado, mas resolvi ficar assim que vi a reportagem do Para Praia na televisão. Quero passar a manhã inteira dentro mar”, avisou.

Há seis anos, o Para Praia ampliou o banho de mar, o principal lazer de verão dos baianos, para deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade. Em cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes, o banho é promovido com a total assistência de professores e alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, biomedicina, enfermagem e educação física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, além de voluntários de outras instituições de ensino.

O projeto acontece em praias já estruturadas, a exemplo de Ondina, ou nas escolhidas pela produção, equipadas com pistas e rampas de acessos e banheiros especiais. Os banhistas são recebidos com lounges em tendas que protegem do sol, chuveirão para banhos refrescantes de água doce e áreas recreativas para práticas de esportes adaptados.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]