Salvador: Parada Caixa de Natal contou com desfile, oficinas, bate-papo e ações sociais e ambientais

Evento completo, original e sustentável. Assim pode ser definida a Parada Caixa de Natal que apresentou um grande auto de natal popular nas ruas do Centro Histórico de Salvador com grupos culturais.

Evento completo, original e sustentável. Assim pode ser definida a Parada Caixa de Natal que apresentou um grande auto de natal popular nas ruas do Centro Histórico de Salvador com grupos culturais.

Um evento completo, original e sustentável. Assim pode ser definida a Parada Caixa de Natal que, de 06 de dezembro a 05 de janeiro de 2020, apresentou um grande auto de natal popular nas ruas do Centro Histórico de Salvador com grupos culturais, circo, coral natalino, teatro de cordel, projeção mapeada, além de atividades formativas e ações sociais e ambientais com doação de brinquedos, coleta de lixo eletrônico e reaproveitamento de lonas e banners.

A programação começou no dia 6 de dezembro com desfile de Circo, Baile Pastoril, Bumba-meu-boi, Burrinhas, Marujada e Terno de Reis. O Teatro de Cordel abriu a programação na frente da CAIXA Cultural, seguido de projeção mapeada na fachada do edifício histórico e de apresentação do Coral Ecumênico da Bahia junto com as bandas juvenis do Olodum e Ilê Aiyê. Com mais de 200 artistas, a primeira edição da Parada Caixa de Natal inovou com a mistura de ícones nordestinos que fazem parte do ciclo do Natal ao encanto de personagens natalinos e do Papai Noel.

Durante todo o mês de dezembro o público pôde conferir na fachada da CAIXA Cultural Salvador e no foyer do espaço uma cenografia natalina inovadoras adequando símbolos natalinos à realidade do Brasil e do Nordeste e sua rica cultura popular. Inspirado na estética da xilogravura e da literatura de cordel, as cores, materialidades e adereços dessas festas foram recriados em um projeto cheio de identidade. Estandartes na fachada e no foyer, uma árvore de natal de cacto e um presépio de xilogravura em estilo pop-up, além de um painel interativo com personagens do Terno de Reis estavam à disposição para a visitação do público.

Até o dia 5 de janeiro foram oferecidas oficinas e atividades diversas de confecção de Presépio com a artesã Juci Matos, confecção de brinquedos feitos de materiais recicláveis com Sócrates Correia, Contações de histórias natalinas com Danielle Andrade, e bate-papo com as pesquisadoras Sue Ribeiro e Sálua Chequer sobre o Natal e a cultura popular brasileira, apresentando a relação entre as manifestações culturais que participaram do desfile e o natal que tem a identidade da Bahia e do Nordeste.

A Parada Caixa de Natal também promoveu ações sociais e ambientais com arrecadação de brinquedos para crianças e jovens com diversos tipos de deficiências acolhidos pela instituição filantrópica Lar Vida; e com a coleta de lixo eletrônico que foram doados para a Recicle Logística Reversa de Eletroeletrônicos promovendo o descarte correto de resíduos eletrônicos através da reciclagem e reaproveitamento de sucata digital. Além disso, o projeto doou todas as lonas e banners produzidos pela Parada Caixa de Natal para a instituição Fábrica Cultural que promove a transformação destes materiais em diversos produtos manufaturados como sacolas, nécessaires, estojos, dentre outros, contribuindo para a geração de renda da comunidade local e a proteção do meio ambiente.

Celebração do Natal CAIXA

As unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife também celebraram o espírito de Natal. A programação oferecida pela CAIXA para abrir os festejos de fim de ano foi inspirada na cultura popular brasileira e proporcionou ao público a oportunidade de confraternizar com familiares e amigos enquanto reconhece sua identidade cultural e resgata seus costumes. A Parada Caixa de Natal é uma realização da Trevo produções e conta com o patrocínio da CAIXA e Governo Federal.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]