Salvador: Governo Rui Costa inaugura requalificação da Praça Pastores da Noite no Pelourinho

Vista da Praça Pastores da Noite, no Centro Histórico do Pelourinho, em Salvador.

Vista da Praça Pastores da Noite, no Centro Histórico do Pelourinho, em Salvador.

A Praça Pastores da Noite, situada no Centro Histórico do Pelourinho foi entregue na sexta-feira (10/01/2020) para uso da população e turistas neste verão 2020, em Salvador. A praça pertence à Ordem 3ª de São Francisco, mas é um espaço público de acesso para o Pelourinho, entre a Baixa dos Sapateiros e a Rua as Laranjeiras. A praça é aberta 24 horas e sedia muitos eventos comunitários e artístico-culturais

Situada na parte superior do edifício-garagem 14-M, a Praça Pastores da Noite foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), do Governo do Estado, na década de 1990, com acesso pela Baixa dos Sapateiros e pela Ladeira da Ordem 3ª, conhecida também como antiga Ladeira do Cine Pax. As obras de manutenção da praça estão a cargo da diretoria de Habitação e Urbanização Integrada (Dihab) da Conder via seu escritório no Centro Antigo de Salvador (CAS).

Pelas Ruas do Centro Antigo 

“A praça detém cerca de 900 m² e realizamos os serviços com pintores, pedreiros, encanadores, eletricistas, serventes e jardineiros”, explica o coordenador de Manutenção da Dihab/CONDER, Fernando Brandão. Segundo ele, foi feita a limpeza de todo o piso de granito da praça, além da pintura das paredes, muros, jardineiras, vasos de plantas e gradis que circundam o local. Além dessa praça, a Dihab/Conder também faz obras de manutenção de ruas e fachadas de casarões do Pelourinho.

Através do escritório no Pelourinho, a Dihab/Conder coordena ainda o Projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, a maior iniciativa conjunta e simultânea de benefício de logradouros públicos já realizada na área central da capital baiana. O projeto pavimenta vias e requalifica calçadas, com implantação de sistemas de acessibilidade com investimento do Governo do Estado que chega a R$ 124 milhões. “O projeto beneficia diretamente 313 ruas, em 11 bairros do CAS, incluindo a Rua Chile e mais 17 ruas do Centro Histórico de Salvador”, relata o coordenador do escritório da Dihab/Conder no CAS, Querobim Lemos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]