Projeto da nova iluminação pública de Feira de Santana deverá ficar pronta até o final do mês de janeiro de 2020, diz especialista

Prefeito Colbert Martins acompanha estudo sobre nova iluminação pública de Feira de Santana.
Prefeito Colbert Martins acompanha estudo sobre nova iluminação pública de Feira de Santana.
Prefeito Colbert Martins acompanha estudo sobre nova iluminação pública de Feira de Santana.
Prefeito Colbert Martins acompanha estudo sobre nova iluminação pública de Feira de Santana.

O projeto para a nova iluminação pública de Feira de Santana, etapa que vai trocar as atuais lâmpadas de vapor de sódio ou metálico por modernas luminárias de LED, deverá estar concluído até o final do mês de janeiro. A troca das dos equipamentos deverá ser iniciada ainda neste semestre.

A informação é do engenheiro eletricista e especialista em iluminação pública, Ewerton de Oliveira, contratado pela Unicoba LED Star, fabricante do produto, para fazer as medições da intensidade da iluminação das ruas da cidade.

O estudo, com base em cálculo e com a utilização do luxímetro, aparelho portátil digital que determina a grandeza do local averiguado – a distância entre dois postes, indica a luminosidade atual.

Na rua Augustinho dos Anjos, na Rua Nova, a medição – feita em 15 pontos, indicou locais com menos de um lux, que a unidade de medida. “O necessário para uma boa iluminação é de 10 lux”.

“Com base em cálculos matemáticos, as luminárias de LED farão esta correção e deixarão as ruas sem pontos escuros, tornando-as mais seguras, facilitando e fortalecendo das relações nos períodos noturnos”, afirmou o prefeito Colbert Filho, que acompanhou a medição.

Ele também explicou aos moradores como será a mudança na iluminação pública. Primeiro para esta fase foi a compra, depois da ata de registro de preço da licitação de Salvador, de cerca entre seis e oito mil luminárias.

Iluminação a LED, diz o prefeito, é um equipamento sustentável e está relacionada ao conceito de cidade inteligente. “E uma iluminação eficiente contribui para o resgate da socialização noturna”.

A segunda fase será a PPP (Parceria Público Privada), quando toda as mais de 60 lâmpadas da rede do município vão ser substituídas por luminárias de LED. “As ruas de Feira serão iluminadas com o que há de mais moderno”.

O engenheiro disse que inicialmente está verificando a estrutura da rede de iluminação, que será base para a realização do projeto. “A LED é a porta para o futuro da iluminação, que une economia, segurança, conforto e melhor percepção visual e definição de cores”.

A economia está relacionada à vida útil dos equipamentos – em relação aos atuais, bem como ao consumo, que, diz o especialista, chega a ser 60% menor. O diretor do Departamento de Iluminação Pública, João Marcelo, acompanhou o prefeito.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108003 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]