Programa de Aquisição de Alimentos do Governo da Bahia entrega doações em Candeias

Doações de alimentos são realizadas à membros da população de Candeias.
Doações de alimentos são realizadas à membros da população de Candeias.
Doações de alimentos são realizadas à membros da população de Candeias.
Doações de alimentos são realizadas à membros da população de Candeias.

Cerca de 120 famílias foram ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Francisco, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta quinta-feira (23/01/2020), para receber a primeira entrega do ano do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa, coordenada na Bahia pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), promove a compra de produtos da agricultura familiar dos municípios e distribui entre famílias em situação de extrema pobreza.

Na abertura do programa, foram entregues frutas e verduras como banana, abóbora, laranja, aipim, abacate, coco, entre outros. “Esse ano, nós estamos chegando a 43 municípios. Serão investidos, ao longo do ano, R$ 2,875 milhões, com mais de 8 mil famílias beneficiadas, recebendo os produtos e mais de 800 agricultores familiares venderão sua produção para gente ao longo de 2020”, explicou o coordenador do PAA estadual, Gustavo Machado.

O programa é executado em parceria com as prefeituras. “A gente cuidou para que todo mundo recebesse tudo que os agricultores trouxeram, dividido igualmente. Teve coisas como aipim, que a gente produz muito, que nós colocamos em maior quantidade. A importância do programa para o município é muito grande. Os beneficiários agradecem, ficam muito felizes, os agricultores também. Esse ano, nós colocamos mais agricultores que nunca participaram e eles já estão gostando”, contou a coordenadora do PPA em Candeias, Edmária Bispo.

Os beneficiários foram selecionados pelo Cras de acordo com a faixa de renda. “Essas famílias são atendidas aqui no Cras. A partir de uma análise técnica, nós identificamos as famílias, se são de alta complexidade, baixa ou extrema pobreza. A maioria aqui é de extrema pobreza. Então, como elas têm acompanhamento, nós identificamos e selecionamos para que possam participar no PAA”, afirmou a coordenadora do centro, Dinorá Santos.

A ajuda chegou em boa hora para reforçar a alimentação da família da faxineira Marlene Soares. Desempregada, ela precisa garantir o sustento do filho e do neto. “[O PAA] faz muita diferença. Eu estou desempregada e, graças a Deus, chegou essa ajuda”, comemorou.

Também desempregada, Adriana Abade participou pela primeira vez do programa e se emocionou ao receber as doações. “Eu gostei porque eu tava precisando muito. Estava sem ter o que comer em casa. Eu amei esse trabalho”, disse entre lágrimas antes de receber o kit com alimentos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110942 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]