Presidente em exercício do TJBA agenda posse da Mesa Diretora para o biênio 2020-2022

Membros eleitos da Mesa Diretora do TJBA e convite da posse para o biênio 2020-2022.Membros eleitos da Mesa Diretora do TJBA e convite da posse para o biênio 2020-2022.
Membros eleitos da Mesa Diretora do TJBA e convite da posse para o biênio 2020-2022.

Membros eleitos da Mesa Diretora do TJBA e convite da posse para o biênio 2020-2022.

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), desembargador Augusto de Lima Bispo, agendou para às 9 horas, de 3 de fevereiro de 2020 (segunda-feira), no Auditório do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

Serão empossados:

— Desembargador Lourival Almeida Trindade, eleito presidente do TJBA, natural de Érico Cardoso (BA), o Desembargador Lourival Almeida Trindade graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) no ano de 1973. Entre 2001 e 2003, foi Conselheiro da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). Iniciou na magistratura em 2008, ingressando no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) pela classe dos advogados. No biênio 2014-2016, foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. É membro do Instituto Baiano de Direito Processual Penal e autor do livro A Ressocialização – Uma (dis)função da Pena de Prisão. Atualmente, integra a 1ª Câmara Criminal.

— Desembargador Carlos Roberto Santos Araújo, eleito 1º Vice-Presidente do TJBA, ingressou na magistratura em 1981. Prestou serviços no interior do Estado durante 16 anos, nas comarcas de Curaçá, Caculé e Itapetinga. Depois, mudou-se para Salvador, onde passou a trabalhar na 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais. Em 2006, foi convocado para juiz substituto. Em 2009, quando Titular da 77ª Vara de Substituições, tomou posse no cargo de desembargador, eleito por merecimento. Integra, atualmente, a 2ª Câmara Criminal.

— Desembargador Augusto de Lima Bispo, eleito 2º Vice-Presidente, é Natural de Conceição da Feira, graduou-se em Direito pela Ufba, em 1977. Iniciou a carreira na magistratura na Comarca de Palmeiras, em 1986. Atuou nas comarcas de Muritiba, Itaberaba, Cruz das Almas e São Francisco do Conde, antes de chegar à capital baiana. No interior, atuou como juiz eleitoral em todas as comarcas onde exerceu a judicatura. Em 2011, foi promovido a Desembargador. Foi eleito para a 1ª Vice-presidência do TJBA para o biênio 2018–2020. Desde novembro de 2019, atua como Presidente em exercício da Corte baiana.

— Desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva, foi eleito Corregedor Geral da Justiça, natural de Cacimbinhas/AL, o Desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva formou-se em 1975 na Universidade Federal de Alagoas. Ingressou na magistratura no ano de 1981 e atuou nas comarcas de Ubaitaba, Rio Real, Riachão do Jacuípe, Lauro de Freitas e Condeúba. Tornou-se Desembargador no ano de 2011 e já ocupou o cargo de presidente da 2ª Câmera Criminal e também o de presidente da 2ª Turma da 2ª Câmera Criminal. Atualmente, integra a 2ª Câmara Criminal e é presidente da Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça da Bahia.

— Desembargador Osvaldo Bomfim foi eleito Corregedor das Comarcas do Interior, natural de Castro Alves, graduou-se em Direito pela UFBA em 1973, advogou por oito anos e ingressou na magistratura em 1982. Atuou como Juiz nas comarcas de Una, Amargosa, Coaraci, Ilhéus e Santo Antônio de Jesus. Promovido para a capital em dezembro 1992, atuou em varas cíveis e como juiz auxiliar da Corregedoria. Foi titular da 9ª Vara Cível, da Vara de Auditoria Militar, do primeiro juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri e da 1ª Vara de Execuções Penais. Era juiz convocado para substituir desembargadores desde 1995. Assumiu como desembargador do TJBA no dia 16 de outubro de 2013. No biênio 2016-2018 foi Corregedor Geral da Justiça. Integra, atualmente, a 4ª Câmara Cível.

Os eleitos assumem a Mesa Diretora do TJBA por dois anos. A posse dos novos membros acontece no dia 3 de fevereiro de 2020, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).