Pedro Sanchez falha na 1ª tentativa de ser confirmado primeiro-ministro da Espanha

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, iniciou no sábado (04/01/2020) tentativa de formar novo governo.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, iniciou no sábado (04/01/2020) tentativa de formar novo governo.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, iniciou no sábado (04/01/2020)  tentativa de formar novo governo.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, iniciou no sábado (04/01/2020) tentativa de formar novo governo.

O líder socialista espanhol Pedro Sanchez falhou neste domingo (05/01/2020) na primeira tentativa de conseguir o apoio do parlamento para formar um governo, mas terá nova chance em dois dias para obter apoio e acabar com um impasse político de oito meses.

Sanchez exerce o cargo de primeiro-ministro desde as eleições em abril e novembro, que não produziram resultado conclusivo. Ele precisava de maioria absoluta de pelo menos 176 votos a seu favor na casa de 350 assentos para ser confirmado como primeiro-ministro, mas não conseguiu.

Ele obteve 166 votos a favor e 165 contra, com 18 abstenções, enquanto um parlamentar não compareceu.

Na terça-feira (07/01/2020), Sanchez precisará apenas de uma maioria simples – mais votos “sim” que “não”. É provável que ele consiga isso depois de garantir o compromisso dos 13 parlamentares do maior partido separatista da Catalunha, Esquerra Republicana da Catalunya (ERC), de se abster.

No início desta semana, os líderes do Partido Socialista Sanchez e Pablo Iglesias, chefe do partido de esquerda Unidas Podemos, reafirmaram intenção de formar o primeiro governo de coalizão na história recente da Espanha.

Os dois partidos juntos têm 155 cadeiras, então Sanchez depende dos votos de pequenos partidos regionais.

Em um sinal de quão acirrada a disputa pode ficar na terça-feira (07), um membro do pequeno partido regional Coalicion Canaria, Ana Oramas, votou contra Sanchez, em vez de se abster, como seu partido havia concordado na sexta-feira (10).

*Por Jessica Jones e Jesús Aguado, da Agência Reuters.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111202 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]