Novo Encanto celebra 30 anos com arte e cultura na Lagoa do Abaeté em Salvador

Mirante da Lagoa do Abaeté, em Itapuã.
Mirante da Lagoa do Abaeté, em Itapuã.
Mirante da Lagoa do Abaeté, em Itapuã.
Mirante da Lagoa do Abaeté, em Itapuã.

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico celebra 30 anos de fundação na próxima quinta-feira (30/01/2020), às 19 horas, com um evento artístico-cultural no Mirante da Lagoa do Abaeté, em Itapuã. Gratuita e aberta ao público, a celebração, que inicia com ato solene, contará com a participação de artistas como Margareth Menezes, Flávia Wenceslau, Celo Costa, Amadeu Alves, Fabrício Rios e o coral Novo Em Canto. Os atores Jackson Costa e Andrea Elia comandam a festa como mestres de cerimônia.

A Novo Encanto é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, que atua na preservação e conscientização ambiental nos principais biomas do país, dentre eles, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Amazônia, onde a Associação nasceu e mantém cerca de 3 mil hectares de floresta preservada. A Novo Encanto está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com 200 monitorias, atuando em projetos de Sustentabilidade e Conscientização Ambiental, como o Novo Encanto Expedições, com mais de 20 destinos no Brasil, além de 3 expedições anuais para o Seringal Novo Encanto.

José Roberto Barbosa, presidente da Novo Encanto, explica que um dos principais fundamentos da associação é a relação entre Natureza e Espiritualidade, citando um trecho da carta de princípios da entidade: “Para nós, a Natureza serve e atende ao homem porque lhe é Superior. O caminho da plena realização de nossas potencialidades começa por reconhecer a Natureza como ela é: sagrada”. Barbosa explica ainda que, ao reconhecer a Natureza como sagrada, a autotransformação do ser humano acontece. “Quem conhece preserva. É por isso que damos uma atenção especial ao programa Novo Encanto Expedições”. Esse programa promove visitas guiadas ao Seringal Novo Encanto, no Acre, área preservada e mantida pela Associação. Quem participa destas expedições anuais, tem uma experiência de imersão total na floresta amazônica.

A coordenadora Regional da Novo Encanto, Adriana Batista de Castro, vencedora do prêmio de maior destaque para a conservação nacional da Mata Atlântica, o Muriqui 2019, acredita que comemorar os 30 anos da Novo Encanto na Bahia vai abrir portas para os projetos que a entidade tem para a região. “Para nós é uma honra a Bahia ter sido escolhida para sediar esse evento. Aqui está sendo lançada uma filial da Novo Encanto, e isso com certeza vai facilitar bastante a realização de projetos de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável aqui no estado e em toda a Região”.

Criada em 1990, a Novo Encanto é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Desde 2013, a Novo Encanto está associada ao Conselho Econômico Social das Nações Unidas (ECOSOC-ONU), um dos seis órgãos principais do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), onde tem status consultivo. Em 2019, passou a integrar o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Agenda

O que: 30 anos Associação Novo Encanto

Quando: 30 de janeiro de 2020, às 19 horas

Onde: Mirante da Lagoa do Abaeté

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110081 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]