Ministro Sérgio Moro ameaça Glenn Greenwald por revelar conluio entre MPF e juiz nos processos do Caso Lava Jato, diz The New York Times

Editorial do The New York Times condena atuação do MPF e do ministro Sérgio Moro contra jornalista Glenn Greenwald.

Editorial do The New York Times condena atuação do MPF e do ministro Sérgio Moro contra jornalista Glenn Greenwald.

O jornal estadunidense New York Times denunciou a perseguição patrocinada pelo ministro Sérgio Moro ao jornalista Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil.  Segundo o jornal, “a apresentação de acusações criminais pelo governo brasileiro contra o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, é mais uma expressão da prática—cada vez mais comumde matar o mensageiro e ignorar a mensagem.  O editorial traz a assinatura do The Editorial Board, ou seja, o Conselho Editorial do jornal norte-americano.

Para o NYT, o jornalista vem sofrendo reiteradas ameaças “desde que revelou mensagens mostrando atividades ilegais do juiz que ajudou a pavimentar o caminho para a eleição de Bolsonaro”.  De acordo com o jornal, “a prisão de Lula o retirou da corrida presidencial, abrindo caminho para a eleição de Bolsonaro—que nomeou Moro como seu ministro da Justiça”. E continua o NYT, lembrando que “agora, soma-se ao implícito conflito de interesses a suspeita levantada pelas mensagens hackeadas de que Moro violou a lei brasileira (segundo a qual juízes devem manter neutralidade) para ajudar Bolsonaro”.

Alertando para às ameaças à liberdade de imprensa, o jornal afirma que “as reportagens de Glenn Greenwald fizeram o que a imprensa livre deve fazer: revelaram a verdade dolorosa sobre ocupantes do poder”. Para o NYT, “a nódoa na imagem heróica de Moro foi obviamente um choque para os brasileiros e um prejuízo para Bolsonaro”. E advertem que é essencial para a democracia a garantia de defensores da lei que repeitem a legalidade.  “Atacar o mensageiro é um grave desserviço e uma perigosa ameaça ao império da Lei”.

Leia +

Caso Spoofing: Ministério Público Federal criminaliza jornalismo praticado por Glenn Greenwald | Por The New York Times

Sérgio Moro e Deltan Dallagnol usaram “métodos completamente corruptos”, diz jornalista Glenn Greenwald

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]