

Primeira banda instrumental do mundo formada só por mulheres, a Panteras Negras é uma das atrações desta sexta-feira (31/01/2020), do Projeto Jazz no Castelo. O grupo será ciceroneado pelo Geleia Solar, em evento que acontece a partir das 17h, no Castelo Garcia D’Ávila da Praia do Forte, em Mata de São João.
A entrada é gratuita e a organização do Jazz no Castelo colocou vans para levar o público, sem custos, da Vila da Praia do Forte ao Castelo Garcia D’Ávila. O ponto de saída e chegada é próximo ao Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), em frente ao Banco Itaú.
O Jazz no Castelo faz parte do Projeto Arte e Cultura do Litoral, que oferece música de qualidade, atividades culturais locais e gastronomia. É uma realização da Fundação Garcia D’Ávila, com patrocínio do Hiperideal, através do Fazcultura, e apoio da Prefeitura de Mata de São João. As apresentações começaram na sexta-feira passada (24) e terminam no dia 7 de fevereiro.
Panteras Negras – Formada em 2018, a banda apresenta ritmos que passeiam do ijexá à música eletrônica, numa musicalidade influenciada por grandes artistas da Bahia e do mundo. Fazem parta das Panteras Negras Suyá Nascimento (guitarra), Makena (baixo), Line Santana (bateria) e Dedê Fatuma (percussão).
“É um diálogo entre essas mulheres que tocam em pontos consistentes de seus empoderamentos pessoais, alimentando suas autoestimas e inspirando outras mulheres”, visa a produtora Zinha Franco. “Trata-se de um improviso livre, gerado das vozes silenciadas de um povo que tem muito a dizer”, explica.
O Geleia Solar traz a essência do jazz contemporâneo, com influências nacionais e latino-americanas, como o baião, o samba, a bossa nova, a salsa e a forte tradição percussiva da música baiana. O grupo é formado ainda por André Becker (sax), Bruno Aranha (teclado), Gabi Guedes (percussão), Ivan Bastos (baixo), Jordi (guitarra), Lorena Martins (bateria) e Matias Traut (trompete).
Para o vereador e ex-secretário de Turismo de Mata de São João Alexandre Rossi, a apresentação de música de qualidade no Castelo Garcia D’Ávila é uma oportunidade única. “A Casa da Torre é um lugar fantástico. Além de uma riqueza cultural incrível, que conta sobre parte importante da história do Brasil, é de uma beleza, de um astral, uma vista incomuns. A Fundação Garcia D’Ávila está de parabéns pela iniciativa”, comenta.
A abertura será dos garotos do Conservatório de Música e Dança de Mata de São João. O Jazz no Castelo terá também apresentação de capoeira, exposição fotográfica e estandes gastronômicos do restaurante Taverna Paradiso, da Cervejaria Port Royale, da Creperia do Totonho e da hamburgueria Rota Burguer.
O Ministério da Cidadania apresenta o Jazz no Castelo, que faz parte do Projeto Arte e Cultura do Litoral. Tem patrocínio do Hiperideal, através do Fazcultura, do Governo do Estado da Bahia, e apoio da Prefeitura de Mata de São João. A realização é da Fundação Garcia D’Ávila.
Agenda
O que: Jazz no Castelo (Projeto Arte e Cultura do Litoral)
Quando: 31 de janeiro, às 17 horas
Onde: Castelo Garcia D’Ávila, Praia do Forte – Mata de São João