Mata de São João: Castelo Garcia D’Ávila recebe projeto de Jazz

Cartaz anuncia projeto Jazz no Castelo.
Cartaz anuncia projeto Jazz no Castelo.
Cartaz anuncia projeto Jazz no Castelo.
Cartaz anuncia projeto Jazz no Castelo.

Nas próximas três sexta-feiras (24, 31 e 7 de fevereiro), sempre a partir das 17 horas, o Castelo Garcia D’Ávila, na Praia do Forte, sedia o Jazz no Castelo. Os eventos serão gratuitos e estão na programação do Projeto Arte e Cultura do Litoral, que oferece música de qualidade, atividades culturais locais e gastronomia, para o público que terá o privilégio de curtir um dos mais lindos pôr do sol da Bahia.

Nesta sexta as atrações musicais ficarão por conta do grupo Geleia Solar e da pianista, flautista e arranjadora paulista Debora Gurgel. A abertura será dos garotos do Conservatório de Música e Dança de Mata de São João. O Jazz no Castelo terá também apresentação de capoeira, exposição fotográfica e estandes gastronômicos do restaurante Taverna Paradiso, da Cervejaria Port Royale e da hamburgueria Rota Burguer.

O Projeto Arte e Cultura do Litoral é idealizado pela Fundação Garcia D’Ávila (FDG) (responsável pela gestão do Castelo), tem patrocínio do Hiperideal, através do Fazcultura, do Governo do Estado da Bahia, e apoio da Prefeitura de Mata de São João. Tem como objetivo principal promover o intercâmbio cultural entre os artistas da região e músicos que atuam nacionalmente, para que estes possam trocar influências e referências.

“Em segundo plano, mas não menos importante, o projeto procura fazer com que o Castelo Garcia D´Ávila, construção datada do ano de 1551 e importante patrimônio histórico do Brasil, seja além de um ponto turístico do Litoral Norte, um centro de cultura e entretenimento”, explica a representante da FGD Thaise Costa Pinto.

Jazz no Castelo

A música de qualidade é sem dúvida o principal atrativo dos eventos. E para receber todos os convidados musicais, a curadoria escolheu o grupo Geleia Solar, liderado pelo baterista Ivan Huol. O grupo é anfitriã também das sessões de jazz do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), que acontecem há muitos anos em Salvador.

O Geleia Solar traz a essência do jazz contemporâneo, com influências nacionais e latino-americanas, como o baião, o samba, a bossa nova, a salsa e a forte tradição percussiva da música baiana. O grupo é formado ainda por André Becker (sax), Bruno Aranha (teclado), Gabi Guedes (percussão), Ivan Bastos (baixo), Jordi (guitarra), Lorena Martins (bateria), Matias Traut (trompete) e Rowney Scott (sax).

Debora Gurgel vai apresentar suas composições de jazz, também com influência de ritmos brasileiros. Ela participou de projetos importantes do gênero, como a Orquestra Sinfônica de Jazz de São Paulo, a Orquestra Jovem Tom Jobim, a Lilian Carmona Big Band e o grupo Septeto S/A. Além do improviso e de compor para todos os instrumentos, Gurgel é também professora de piano.

O Projeto Arte e Cultura do Litoral tem o patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Cultura e Secretaria Fazenda e apoio da Prefeitura de Mata de São João.

Agenda

O que: Jazz no Castelo

Quando: 24 de janeiro, às 17 horas

Onde: Castelo Garcia D’Ávila, Praia do Forte – Mata de São João

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.