Hospital da Mulher de Feira de Santana completa 28 anos com recorde de atendimentos

Fachada do Hospital da Mulher de Feira de Santana.

Fachada do Hospital da Mulher de Feira de Santana.

Construído no dia 30 de janeiro de 1992, no segundo governo do prefeito Colbert Martins da Silva, o Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher – completa 28 anos de atuação, sendo considerado atualmente a principal referência em parto humanizado na região. A unidade realiza cerca de 30 partos diariamente. A média é de 370 partos normais e 340 cesareanos por mês.

Sob a gestão do prefeito Colbert Martins Filho, o HIPS aumentou sua capacidade de atendimento no complexo materno-infantil, na emergência e no ambulatório do Hospital da Mulher, bem como no Hospital Municipal da Criança Dr. José Eduacy Lins.

Foram 210.137 atendimentos, através das 19 especialidades médicas ofertadas gratuitamente à comunidade de Feira e região circunvizinha, de acordo as informações da Fundação Hospitalar. Os avanços também foram notadamente superados entre 2003 e 2019 resultando em 64.175 internamentos na unidade hospitalar, de acordo com a classificação de risco.

As características que tornam o Hospital da Mulher uma das unidades de saúde mais  importantes da região e que se diferencia das demais são os serviços de equipes especializadas em obstetrícia. Equipes especializadas de Humanização, Acolhimento, Planejamento Familiar e atendimento 24 horas a população com assistência à 80 municípios da região mantidos com recursos do Governo Municipal.

História

Antes da construção do Hospital da Mulher, funcionava na Rua da Barra, número 75, bairro Jardim Cruzeiro, a Unidade Básica Santa Maria. No decorrer da gestão do então prefeito Colbert Martins da Silva, no início da década de 1990, começaram, neste local, as obras de construção do Hospital Especializado em Obstetrícia da região, conhecido como Hospital da Mulher. Em 30 de janeiro de 1992 foi inaugurado com homenagem à Inácia Pinto dos Santos, mãe do Deputado Federal Francisco Pinto. O secretário de Saúde na época era o médico Benício Cunha Cavalcante.

Colbert Martins Filho, prefeito de Feira de Santana e médico por formação, ressalta a importância que esta unidade hospitalar tem hoje para o estado da Bahia. “O hospital completa 28 anos de assistência aos feirenses e outros municípios. Feira deve comemorar sim os avanços do Hospital da Mulher. Aqui vários feirenses nasceram, muitas famílias levam seus filhos pra casa com saúde. O Hospital da Mulher, desde a sua inauguração, quando o meu pai e prefeito Colbert Martins entregou a comunidade, não parou mais de crescer e sempre vai ter o apoio do governo com melhorias na oferta de especialidades e aumento da assistência”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]