Governo Rui Costa e BID assinam ordem de serviço para requalificação do Museu Wanderley Pinho

Requalificação do Museu Wanderley Pinho será realizado pelo Governo da Bahia.

Requalificação do Museu Wanderley Pinho será realizado pelo Governo da Bahia.

Nesta quarta-feira (29/01/2020), às 10 horas, será assinada a ordem de serviço para a realização das obras de requalificação do Museu Wanderley Pinho, em Candeias, com as presenças do secretário do Turismo, Fausto Franco; do diretor do Ipac, João Carlos de Oliveira; chefe de projetos do BID, Denise Levy; e do prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras, dentre outras autoridades convidadas.

A obra de restauração e recuperação do museu, que será executada com recursos do Prodetur Nacional Bahia, através de financiamento do BID, no valor de R$24 milhões, é a primeira das 13 intervenções náuticas e uma cultural (o museu) que serão realizadas na Baia de Todos-os-Santos, sob a responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Localizado no distrito de Caboto, município de Candeias, o Museu Wanderley Pinho possui acervo de mais de 200 peças que contam uma história da bahia e do brasil desde o século 17.

O equipamento ocupa um casarão de quatro andares e 55 cômodos no antigo Engenho Freguesia e inclui ainda uma capela. Tombado como patrimônio nacional pelo Iphan, o equipamento possui grande importância arquitetônica e cultural, sendo administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Prodetur

Mais dois contratos para realização de obras do Prodetur já foram assinados e contemplam a ampliação e requalificação da Marina da Penha, na Ribeira, em Salvador, e outras obras de infraestrutura náutica no Solar do Unhão, Itaparica e Botelho (Ilha de Maré) e os terminais náuticos de Maragogipe, Salinas da Margarida e Cachoeira.

Ilustração do Museu Wanderley Pinho. Patrimônio Histórico fica sediado no Município de Candeias.

Ilustração do Museu Wanderley Pinho. Patrimônio Histórico fica sediado no Município de Candeias.

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]