Fundação Hospitalar de Feira de Santana apresenta números históricos de atendimentos nos últimos seis anos

Fachada do Hospital da Mulher de Feira de Santana.Fachada do Hospital da Mulher de Feira de Santana.
Fachada do Hospital da Mulher de Feira de Santana.

Fachada do Hospital da Mulher de Feira de Santana.

Uma série histórica de atendimentos e procedimentos, entre 2013 e 2019, foi apresentada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS). Os números, considerados satisfatórios, revelam um aumento na prestação de serviços nos equipamentos administrados pela autarquia da Prefeitura Municipal.

Referência no atendimento de parto humanizado e com assistência para 80 municípios pactuados, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, mais conhecido como Hospital da Mulher, realizou 210.137 atendimentos e 64.175 internamentos de 2013 até 2019. Somente no ano passado, foram 18.385 atendimentos e 7.805 internamentos.

Já o Hospital Municipal da Criança José Eduacy Lins foi responsável pelo atendimento especializado em pediatria para 8.285 pacientes em 2019. Os dados apontaram também um aumento na realização de exames laboratoriais. Foram mais de 2 milhões de exames no Laboratório Municipal de Análises Clínicas em pacientes da rede de saúde em 2019. Em 2013 esse número era de 254.147 pacientes.

O relatório destaca a produtividade do Hospital da mulher na realização de exames de especialidades, a exemplo de imunologia, microbiologia e teste do pezinho, que chegaram a 395.340 exames em 2019.

Comparando os dados dos últimos seis anos, o total de procedimentos realizados no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), os atendimentos pularam de 79.984 com os procedimentos ofertados para 564.262. Somente em 2019 foram 83.743 exames de raio x, mamografia, densitometria, ultrassonografia, eletrocardiograma e punção de mama.

No Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), os procedimentos realizados em 2013 foram de 17.045 para 175.558 até 2019.

Os números ressaltam o investimento que o Governo Municipal vem fazendo nos últimos anos, tanto em aparelhos com tecnologia de ponta como em instrumentos médicos, além das mudanças nas estruturas físicas dos equipamentos públicos da FHFS.

O prefeito Colbert Martins Filho, que é médico por formação, comemorou a série histórica e reafirmou o compromisso com a saúde pública do município. “Podemos ver os avanços nos atendimentos ofertados pelo Hospital da Mulher e os outros equipamentos para a população feirense. Essa é a forma do governo trabalhar. Investindo muito mais na saúde do município e mostrando as pessoas os avanços na assistência da saúde”.

“Em 2019 fizemos inúmeras campanhas educativas, mutirões de atendimento, estendemos, inclusive, os atendimentos para os finais de semana. Investimos em projetos inovadores e na estrutura dos equipamentos que possibilitam atuar na prevenção do câncer, motivando e conscientizando homens e mulheres a se cuidarem”, destaca a diretor-presidente da FHFS, Gilberte Lucas.

O fato do prefeito ser médico é um dos principais pontos positivos para esse aumento na assistência, como destaca Gilberte Lucas. “Ele é um conhecedor nato da área de saúde. E através do prefeito vários serviços foram implantados”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]