Prefeitura de Feira de Santana disponibiliza novas doses da vacina pentavalente

Prefeitura de Feira de Santana incentiva vacinação pentavalente.

Prefeitura de Feira de Santana incentiva vacinação pentavalente.

Todas as 89 Unidades de Saúde da Família e 12 Unidades Básicas de Saúde estarão disponibilizando as doses da vacina pentavalente a partir desta segunda-feira (20/01/2020). A informação é da enfermeira coordenadora do setor de Imunização, Simone Neves, da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. De acordo com ela, a Prefeitura recebeu 2.550 doses da vacina na última quarta-feira.

O Governo do prefeito Colbert Martins Filho elaborando um plano de logística para priorizar as crianças que estão com esta vacina atrasada, em virtude do desabastecimento a nível nacional nos últimos meses. “Estamos mapeando através das equipes de saúde, as crianças que ainda não foram imunizadas e acredito, devido a demanda reprimida, que as doses não serão suficientes. Iremos solicitar um novo quantitativo em breve”, analisa a enfermeira.

Ainda de acordo com ela, não se sabe ao certo os impactos causados pelo desabastecimento. “Temos a consciência de que as crianças estavam suscetíveis a algumas doenças, e isso gera impactos negativos, estamos analisando os dados para verificar se houve aumento das doenças referentes ao que a vacina oferece proteção”, explica Simone Neves.

As vacinas estão sendo transportadas para que a zona rural e urbana tenham acesso de forma igualitária, não haverá centralização nas unidades básicas de saúde. “Contamos com a colaboração dos pais ou responsáveis que, se possível, informem na unidade de saúde a necessidade de vacinar a criança”, pontua a enfermeira.

A falta da vacina em diversas regiões do país foi motivada por um desabastecimento nacional, após reprovação do controle de qualidade da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), impedindo assim a distribuição dos lotes por parte do Ministério da Saúde.

Em Feira de Santana, doses emergenciais foram recebidas do Ministério da Saúde nos meses de outubro e novembro, repassadas através do Núcleo Regional de Saúde Centro Leste. A vacina estava em falta desde o mês de agosto.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, explica que a pentavalente faz parte do calendário nacional de vacinação das crianças a partir de seis meses e reforço até os dois anos de idade. “A vacina protege contra o tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo Haemophilus tipo B”, acrescentou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]