Feira de Santana é referência para Núcleo de Estudos da Igualdade Racial e Gênero de Santo Amaro

Feira de Santana é referência para Nepir de Santo Amaro.
Feira de Santana é referência para Nepir de Santo Amaro.
Feira de Santana é referência para Nepir de Santo Amaro.
Feira de Santana é referência para Nepir de Santo Amaro.

Inspirado em equipamento semelhante implantado em Feira de Santana, o município de Santo Amaro acaba de implantar o Núcleo de Estudos da Igualdade Racial e Gênero (NEPIR). A iniciativa foi do Conselho da Igualdade Racial e de Gênero da cidade do recôncavo baiano, marcando avanço no trato das questões raciais e de gênero e suas articulações para enfrentamento de discriminação.

A aula inaugural do Nepir foi presidida pelo coordenador do Conselho em Santo Amaro, Arivaldo de Oliveira Rocha.  E a primeira aula ocorreu na casa de axé do babalorixá Jailson da Cruz.

Representando o Conselho Municipal da Igualdade Racial de Feira de Santana, estiveram presentes a presidente Lurdes Santana e os conselheiros Geovana Ferreira, Reginalva Machado e Ezequiel Santos. Participaram de discussões sobre o tema “Política Racial com Recorte de Gênero”.

Logo em seguida, foram à casa de axé do babalorixá José Raimundo Lima Chaves, onde assistiram a festa de oxalá.

O evento também foi marcado por palestra com filha de Santo e presença de artistas internacionais da França, Espanha e Inglaterra, além de representantes de Santo Amaro.

Lurdes Santana ressalta a importância do reconhecimento de Feira de Santana ao ser modelo nacional para implantação do Nepir em Santo Amaro.  “Agradecemos ao secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto Gonçalves, e ao prefeito Colbert Martins Filho pelo apoio decisivo para o avanço das ações nesta área”, destacou a presidente do Conselho feirense.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116653 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.