Espetáculo ‘Dois pesos, Duas medidas’ estreia nova temporada no Teatro Sesi em Salvador

Cena do espetáculo 'Dois pesos, Duas medidas'.
Cena do espetáculo 'Dois pesos, Duas medidas'.

Sucesso de público na primeira temporada, com casa cheia e/ou esgotada, o espetáculo “Dois pesos, Duas medidas” volta a cartaz no Teatro Sesi Rio Vermelho a partir do dia 14 de janeiro de 2020. Dirigida por João Guisande, no palco o ator Daniel Calibam e a atriz Fernanda Beltrão, corpos gordos, a montagem fica em temporada todas às terças-feiras até 11 de fevereiro, às 20 horas.

Beltrão e Calibam nos apresentam duas personas gordas que trazem com humor e coragem situações cotidianas reais e imaginadas sobre o universo gordo. Condição repleta de preconceitos sociais que tem feito crianças e adultos entrarem numa guerra contra a balança, crises de ansiedade e a quebra do espelho, pois não conseguem enxergar beleza em seus corpos.

Na mesma linha poética de autoficção, trabalhada no espetáculo Foi Por Esse Amor – em que Guisande dirige e divide a cena com o pai para contar histórias de família -, “Dois pesos, Duas medidas” traz experiências pessoais de Beltrão e Calibam. Sem uma dramaturgia linear e bastante fragmentada, escrita a seis mãos, os artistas dançam num ritmo frenético, utilizando bases da palhaçaria, da tragicomédia e do grotesco para falarem dos dramas e das delicias das gorduras dessa vida.

Com muita música e dança, ator e atriz exibem seus corpos, desnundam-se e trazem histórias dolorosas e engraçadas para provocarem reflexões acerca da ansiedade gerada por uma sociedade gordofóbica, a relação da infância com a comida, a ideia de existência de um corpo ideal ou uma medida certa. “Dois pesos, Duas medidas” é apoiado no trabalho da mimese e do humor desses dois corpos gordos para subir e quebrar o medo da balança.

Calibam e Beltrão trazem depoimentos e rememoram situações vivenciadas – o desfile de princesa do colégio; os comerciais cheios de tentação; crises de ansiedade; exclusão e reclusão social; superação e autoestima – “O corpo gordo que você se envergonha é lindo”; cirurgias e bariátricas; privações; as piadas e apelidos no ambiente familiar, estudantil e social; dietas infindáveis; a não conquista de personagens emblemáticos no Teatro – Hamlet, Romeu, Julieta, entre outros.

Em um dos momentos do espetáculo, Calibam recorda da criança tímida e calada que se escondia no quintal de casa para brincar sozinha de criar personagens. “Ali eu Nunca era gordo, sempre me via Belo, Alto e Magro”. “Acredito que mostrar esses problemas ao público sem sofrimento, através da diversão e do entretenimento transfere para mim o poder da situação”, descreve o ator, que completou 20 anos de carreira em 2019.

Com poucos elementos cênicos, nenhum cenário e muita dança, “Dois Pesos, Duas Medidas” tem direção de movimento e assistência de direção de Mônica Nascimento. O espetáculo, repleto de músicas cantadas ao vivo, tem direção musical de Luciano Salvador Bahia. Já a iluminação é de Alisson de Sá e o figurino é uma criação coletiva de Guilherme Hunder e Fernanda Beltrão.

Ficha técnica

Dramaturgia – Daniel Calibam, Fernanda Beltrão e João Guisande

Direção- João Guisande

Elenco – Daniel Calibam e Fernanda Beltrão

Coreografia e assistência de direção – Mônica Nascimento

Direção musical e trilha sonora – Luciano Salvador Bahia

Iluminação – Alisson de Sá

Figurino – Fernanda Beltrão e Guilherme Hunder

Assessoria de Imprensa – Théâtre Comunicação / Rafael Brito Pimentel

Agenda

O quê: Dois Pesos, Duas Medidas – com Daniel Calibam e Fernanda Beltrão

Quando: 14, 21 e 28 de janeiro; 04 e 11 de fevereiro – terças-feiras, às 20 horas

Onde: Teatro Sesi Rio Vermelho

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108850 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]