Conscientização e alerta sobre os cuidados com a saúde mental são reforçados durante o mês de janeiro de 2020 em Feira de Santana

Prefeitura de Feira de Santana lança campanha Janeiro Branco.
Prefeitura de Feira de Santana lança campanha Janeiro Branco.
Prefeitura de Feira de Santana lança campanha Janeiro Branco.
Prefeitura de Feira de Santana lança campanha Janeiro Branco.

Recomeços, promessas e metas que marcam o início do ano podem ser frustrantes quando não alcançados. Estar mentalmente saudável é necessário para lidar com as inquietudes da vida. Para conscientizar quanto aos cuidados com a saúde mental, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha Janeiro Branco nesta quinta-feira (02/01/2020).

A intenção é mobilizar a população a pensar nas questões envolvendo a saúde mental, desde os cuidados preventivos até a parte de diagnóstico e tratamento. Salas de espera serão realizadas durante o mês em todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O preconceito, segundo a coordenadora da rede de saúde mental, Robervânia Cunha, é um dos desafios enfrentados. “O medo de ser associado a um doente mental faz as pessoas evitarem buscar ajuda com profissionais especializados. Para esse cuidado não devem existir tabus, são profissionais de saúde como qualquer outro”, explica.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, orienta que as pessoas que precisam de ajuda devem procurar a unidade de saúde ou CAPS mais próximo de sua residência com documentos de identificação pessoal, comprovante de residência e cartão do SUS para receber orientações.

Durante todo o mês, os CAPS estarão trabalhando com a equipe multiprofissional a disposição para ajudar e orientar os pacientes. “A recomendação é que as pessoas procurem o serviço o quanto antes, para que os transtornos mentais não gerem problemas na vida delas”, pontua Colbert.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108867 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]