Coluna de Antônio José Larangeira de 10 de dezembro de 2020

O presidente da OAB Feira Marcus Carvalho, poderá ser candidato a vereador.
O presidente da OAB Feira Marcus Carvalho, poderá ser candidato a vereador.

Geilson, podemos

O ex-deputado estadual Carlos Geilson, declarou ao jornalista Jair Onofre, sobre a sua filiação ao Podemos, junto ao governador Rui Costa, conforme divulgado essa semana no twitter que: “Cheguei a falar com o governador algumas vezes pelo WhatsApp e disse que queria falar com ele sobre minha filiação partidária. Ele disse vou marcar, vou marcar. Só que a coisa foi afunilando e o leque de opção vai ficando restrito. Ele já tinha me sinalizado uma vez o PSB, mas não voltou a falar comigo. E no leque de partidos da base governador o Podemos é aquele que mais me contempla, porque já fui filiado, conheço a forma do pessoal trabalhar. De modo que entendi que é a melhor opção”.

Emplacamentos

Os emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves novos avançou em 7,65% em 2019 quando comparado a 2018, totalizando 2.470.005 unidades, de acordo com a Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias. A mudança econômica positiva tem entusiasmado os consumidores que cogitam comprar um carro, mas estavam receosos por conta do movimento negativo do mercado automotivo nos últimos anos. Para auxiliar nesta decisão e entender o desejo dos consumidores, a KBB Brasil, site referência em precificação de carros novos e usados, apresentou os 10 carros que menos e mais perderam valor em 2019 e aqueles que mais foram buscados na plataforma, junto às respectivas marcas. Baseado no conceito de “depreciação de revenda”, que considera o preço pelo qual os lojistas revenderam os modelos, o estudo abrange todos os modelos 0KM de todas as categorias disponíveis à venda em janeiro de 2019 e quanto valiam no mercado de usados em dezembro do mesmo ano. Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. A análise demonstra o desempenho citado com o modelo Toyota Hilux. O carro passou pela valorização de 0,55% em seu preço, seguido pela menor depreciação do Peugeot. Já a montadora alemã Volkswagen contou com a dobradinha do Golf e Fox que perderam 3,41% e 3,65% do valor, respectivamente. Já dentre os carros que mais perderam valor, os dados revelam três modelos da Ford. Em primeiro lugar, o índice de queda em preço do Ford Focus enquanto isso, o New EcoSport mostra depreciação em oitava posição. O já conhecido Fiat Weekend ocupa o segundo lugar depreciando.

Melhores nomes

Neste ano eleitoral, poderá haver novas perspectivas de melhores nomes para serem colocados junto aos eleitores para a Câmara de Vereadores. Poderemos citar o presidente da subseção da OAB, Marcos Carvalhal, Magno Felzemburg e Rafael Pinto Cordeiro entre outros. Que venha mais, neste nível.

Desemprego

O Índice de Medo do Desemprego caiu 2,1 pontos em relação a setembro e alcançou 56,1 pontos em dezembro de 2019. Mesmo assim, o indicador continua 6 pontos acima da média histórica, que é de 50,1 pontos, informa a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 8 de janeiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice varia de zero a cem pontos. Quanto menor o indicador, menor é o medo do desemprego. A CNI observa que, com a queda registrada no fim do ano passado, o índice ficou 1,1 ponto acima dos 55 pontos registrados em dezembro de 2018, quando os brasileiros estavam otimistas com o resultado das eleições presidenciais. Entretanto, com a frustração das expectativas em relação ao desempenho da economia, o medo do desemprego aumentou 4,3 pontos no primeiro semestre de 2019.

Açúcar nos cães

Se o consumo desregrado de açúcar pode causar malefícios ao ser humano, o mesmo ocorre com os cães, como explica o médico veterinário das rações Naturalis, Marcello Machado: “o açúcar pode trazer inúmeros problemas, principalmente obesidade e a rejeição futura de alimentos adequados para a saúde do animal”. Mas os cães podem consumir doce?  Sim, mas desde que seja de uma fonte natural. Os tutores devem oferecer sabores adocicados para os cães, como frutas (mamão e maçã) e vegetais (cenoura e batata-doce).  Esses ingredientes, inclusive, já fazem parte da composição de algumas rações, que já contêm a quantidade balanceada de nutrientes.  Marcello Machado explica também sobre o paladar dos cães, que possuem menos papilas gustativas do que ser humano. Então, seu melhor amigo, não sente com tanta intensidade os sabores “O homem tem nove mil papilas gustativas, enquanto os cães têm, aproximadamente, 1706 apenas”, finaliza o veterinário.

Carlos Geilson confirma o Podemos, sem o governador.
Carlos Geilson confirma o Podemos, sem o governador.
O presidente da OAB Feira Marcus Carvalho, poderá ser candidato a vereador.
O presidente da OAB Feira Marcus Carvalho, poderá ser candidato a vereador.
Outro no nome que poderá ir ao legislativo feirense nas próximas eleições e pelo PSL é Magno Felzemburg.
Outro no nome que poderá ir ao legislativo feirense nas próximas eleições e pelo PSL é Magno Felzemburg.
Sobre Antonio José Larangeira 3098 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]