Casos de novo coronavirus chegam a mais de 8.100 no mundo e superam os da SARS

China toma medidas para fortalecer a prevenção e controle da epidemia.
China toma medidas para fortalecer a prevenção e controle da epidemia.
China toma medidas para fortalecer a prevenção e controle da epidemia.
China toma medidas para fortalecer a prevenção e controle da epidemia.

A infecção pelo coronavírus da China se espalhou para mais de 8.100 pessoas em todo o mundo nesta quinta-feira (30/01/2020), superando o total da epidemia da Sars de 2002-2003 em uma crise de saúde em rápida expansão, que projeta um duro golpe na segunda maior economia mundial.

A grande maioria das infecções ocorre na China, onde o vírus se originou em um mercado ilegal de animais silvestres na cidade de Wuhan e já matou 170 pessoas, segundo dados oficiais mais recentes.

Mais de 100 casos surgiram em outros países, do Japão aos Estados Unidos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que até agora não declarou o coronavírus uma emergência global, iniciou outra reunião em Genebra para reavaliar esse status.

Uma declaração nesse sentido desencadearia diretrizes mais rígidas de contenção e compartilhamento de informações, mas pode decepcionar Pequim, que expressou confiança em derrotar o vírus “diabo”.

Também poderia assustar ainda mais os mercados, já estremecidos com os potenciais danos à economia da China.

“O medo é que eles (a OMS) possam acionar o alarme… de modo que as pessoas estão tirando o dinheiro da mesa”, disse Chris Weston, chefe de pesquisa da corretora Pepperstone, em Melbourne.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) também veio da China, matando cerca de 800 pessoas e custando à economia global cerca de 33 bilhões de dólares, ou 0,1% do PIB mundial, em 2003.

Economistas temem que o impacto no crescimento global possa ser maior desta vez, já que a China agora representa uma parcela maior da economia mundial. Um economista chinês previu que a crise poderia cortar 1 ponto percentual do crescimento da China no primeiro trimestre.

*Com informações de Lusha Zhang e Cate Cadell, da Agência Reuters.

Confira vídeo

https://vimeo.com/388296427

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108753 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]