Salvador: Gregório de Matos será homenageado em livro escrito por Cleise Furtado Mendes

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Lançamento da publicação que faz parte da coleção Eu Vim da Bahia.
Lançamento da publicação que faz parte da coleção Eu Vim da Bahia.
Lançamento da publicação que faz parte da coleção Eu Vim da Bahia.
Lançamento da publicação que faz parte da coleção Eu Vim da Bahia.

O soteropolitano Gregório de Matos será homenageado em livro infanto-juvenil. O patrono da cadeira nº 16 da Academia Brasileira de Letras é personagem principal de Boca de Cena escrito por Cleise Furtado Mendes. O lançamento da publicação que faz parte da coleção Eu Vim da Bahia acontece no próximo dia (11/12/2019), a partir das 18 horas, no quarto piso do Shopping Barra. Este projeto foi idealizado e realizado pela Caramurê e tem o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, o FAZCULTURA.

No texto, ao se reunirem para preparar um recital de poesia baiana em sua escola, quatro amigos nem imaginam as surpresas que virão. Juntos eles descobrem a figura irreverente do poeta Gregório de Matos e se divertem com a balbúrdia que suas sátiras produziram na vida soteropolitana, no século XVII. O que de início parecia ser uma tarefa difícil, transforma-se em uma aventura de descobertas em grupo para conhecer os costumes e contrastes da Cidade da Bahia, na época do Brasil Colônia.

Matos foi o primeiro poeta a cantar o elemento brasileiro, o tipo local, produto do meio geográfico e social. Sátiro, fez em seus textos criticas a igreja, aos governantes e a sociedade da época. Sua poesia é a maior expressão do Barroco literário brasileiro.

O personagem foi a escolha de Cleise Furtado Mendes que é licenciada em letras, mestre e doutora todos pela Universidade Federal da Bahia, onde atualmente é professora. Membro da Academia de Letras da Bahia (ALB) e conselheira do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC-BA) é escritora, atriz e realiza o trabalho de criação e adaptação de textos para teatro.

Recebeu o Prêmio Martim Gonçalves de Melhor Texto por A Terceira Margem (1981), o Prêmio Bahia Aplaude (atual Prêmio Braskem de Teatro) de Melhor Autor pela peça Castro Alves (1994), e o Prêmio Braskem de Teatro, de Melhor Autor, por Joana d’Arc (2010).

Coleção “Eu vim da Bahia” – Depois do sucesso de 2015, a coleção volta com novos personagens. Com o objetivo de despertar o público infanto-juvenil para personagens da Bahia que se destacaram, fará homenagens a Gregório de Matos, Luis Gama, Cid Teixeira, Martagão Gesteira e Irmã Dulce.

Estes personagens, de reconhecimento nacional e mundial, são a prova viva da arte e do pensamento do povo desta terra. Serão cinco volumes e para esta coleção foram escolhidas as autoras: Cleise Mendes, Cristina Cunha, Maria Antônia Ramos Coutinho, Neide Cortizo e Regina Luz.

Impressa em Vitopaper, a Coleção Eu Vim da Bahia tangibiliza uma das formas de uso sustentável do plástico, reforçando o compromisso da Braskem com a Economia Circular

O Vitopaper® é um papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós consumo, que não rasga, não molha e absorve 20% menos tinta na impressão, a obra além de apresentar os homenageados ainda tem caráter de sustentabilidade.

Sobre a Braskem

Os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico, engajados na cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58 bilhões (US$ 15,8 milhões), a Braskem possui produção anual de mais de 20 milhões de toneladas de resinas plásticas e produtos químicos e exporta para Clientes em aproximadamente 100 países.

Agenda

O que: Lançamento dos livros da coleção Eu vim da Bahia 2

Quando: 11 de dezembro, às 21:30 horas

Onde: 4º piso do Shopping Barra – Em frente ao cinema

Endereço: Av. Centenário, 2992 – Chame-Chame, Salvador – BA, 40155-151

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112958 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]