Salvador: Editora Caramurê finaliza 2019 com lançamento coletivo de obras

Editoria lança cinco títulos em um sarau no shopping Barra, em Salvador.
Editoria lança cinco títulos em um sarau no shopping Barra, em Salvador.
Editoria lança cinco títulos em um sarau no shopping Barra, em Salvador.
Editoria lança cinco títulos em um sarau no shopping Barra, em Salvador.

Depois de um ano marcado por publicações de autores como; Rita Santana, Mabel Velloso, Breno Fernandes, Saulo Dourado, Cleise Mendes, Cristina Cunha, Maria Antônia Ramos Coutinho, Neide Cortizo e Regina Luz, a Caramurê finaliza 2019 com um lançamento coletivo que também apresenta ao público o livro Pulsares, da professora Liliam Almeida, vencedora do seu primeiro concurso literário. A editora, que acredita no investimento da produção local, já se prepara para abertura de um novo edital, que deverá acontecer entre março e abril do ano que vem.

Com a estratégia de oferecer ao público novas opções de livros para presente de Natal, a Caramurê lança, em pleno movimento natalino, no shopping Barra, cinco títulos de gêneros diversos: O mar que nos abraça, de Marcus Vinícius Rodrigues; Pulsares, de Líliam Almeida; Campo de Eros e outros poemas de amor, de Ruy Espinheira Filho; Geração MAPA, de João Carlos Teixeira Gomes, e O amigo e o poeta de Damário Dacruz. A ideia é mostrar que a boa literatura baiana pode estar mais presente nas listas de Natal da cidade.

“A Bahia possui um time de autores espetaculares e trabalhamos para cada vez mais abrir mercado para eles. Dar um livro de um autor baiano de presente é muito melhor porque eles retratam a nossa realidade, nossa cultura, nosso cotidiano. Pra mim, além de todo talento que eles têm pra nos oferecer, é um diferencial importante! ”. Comenta Fernando Oberlaender editor.

O Evento acontecerá no 4° piso do Shopping Barra (em frente ao cinema), no dia 16 de dezembro às 18h com a sessão de autógrafos. Às 20h, um sarau, em homenagem aos autores, se inicia comandado pelo também escritor Alex Simões.

1 – O mar que nos abraça é um livro de contos cujo cenário é Salvador, essa cidade contemporânea cheia de contrastes e diferenças sociais. Nele a cidade aparece como pano de fundo para cinco contos onde personagens do cotidiano dialogam com o leitor envolvendo-o de forma fascinante. Marcus Vinícius separa bem o drama que descreve em suas tramas do espaço físico em que elas acontecem, dando a impressão que a cidade é apenas uma espectadora silenciosa de tudo. Em contraponto, as ilustrações de Aline Terranova apresentam intencionalmente os pontos da cidade desertos, isentos de humanidade.

2- Vencedor do Edital Caramurê de Literatura 2019, Pulsares, de Líliam Almeida, reúne poemas que transitam por um universo feminino vibrante e latejante como a vida. Dividido em três partes; Pulsares, Siderações e Eclipse a autora se utiliza de um simbolismo “expresso em enigmas, imagens de constelações, considerações que traduzem o mistério sideral; o mistério dos signos, dos sentidos. ” Comenta a escritora Rita Santana que assina o prefácio.

3- Uma pequena antologia da poesia de amor do genial Ruy Espinheira Filho é o que define Campo de Eros e outros poemas de amor. Um livro para ser de cabeceira, onde a presença da figura da musa inspiradora se faz presente a todo o momento. São vinte e cinco poemas apaixonados para serem recitados para amados e amantes. O livro todo Ilustrado com nus femininos do artista plástico Fernando Oberlaender, de forma gestual, lembrando bem o início da carreira do artista onde este tema era constante.

4- O amigo e o poeta é uma publicação que homenageia Damário Dacruz, falecido em 2010. Composto de poemas já publicados e inéditos o livro póstumo é dividido em duas partes Os poemas de um amigo e Dez poemas de amor inéditos e outros de despedida. Lançado recentemente em Cachoeira, na casa onde o poeta Damário criou o espaço cultural Pouso da Palavra, chega agora a Salvador.

5- Geração MAPA, do escritor e jornalista João Carlos Teixeira Gomes é um ensaio histórico e original, que descreve a importância de uma geração de artistas importantes da Bahia como: Florisvaldo Mattos, Fernando da Rocha Perez, Glauber Rocha, Calazans Neto, Sante Scaldaferri e o próprio autor. O livro revela como esse movimento, que influenciou o Cinema Novo e a Tropicália, começou no antigo Colégio da Bahia, com iniciativas como as Jogralescas criadas e produzidas por esses artistas que se tornaram notáveis em várias áreas das artes.

Agenda

O que: Lançamento Coletivo de fim de ano Caramurê

Horário:  18 até as 21 horas

Onde: 4° piso do Shopping Barra (em frente ao cinema)

Endereço: Av. Centenário, 2992 – Chame-Chame, Salvador – BA, 40155-151 Av. Centenário, 2992 – Chame-Chame, Salvador – BA, 40155-151

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108107 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]