Realização de teste rápido para diagnóstico do HIV é intensificado em unidades de saúde de Feira de Santana; Ação faz parte da programação do Dezembro Vermelho

Teste rápido para diagnóstico do HIV.
Teste rápido para diagnóstico do HIV.
Teste rápido para diagnóstico do HIV.
Teste rápido para diagnóstico do HIV.

Durante o mês de prevenção e diagnóstico do HIV/AIDS, Dezembro Vermelho, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado em todas as unidades básicas de saúde a realização de testes rápidos.

A atividade já faz parte da rotina dessas unidades de saúde, sendo intensificada durante o mês de dezembro. Qualquer pessoa que desejar realizar o exame pode se dirigir a Unidade de Saúde da Família ou Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e informar o interesse.

Para isso, é necessário apresentar documento de identidade com foto e cartão SUS. Sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis, qualquer pessoa maior de 12 anos também pode realizar o exame, informa a enfermeira referência técnica em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio.

O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, ressalta que a ampliação do diagnóstico pode proporcionar uma assistência adequada logo no início da doença.

Até o dia 06 de dezembro, o Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS também estará promovendo a realização de testes rápidos das 8h às 12h e 14h às 18h.

Abertura

Durante a abertura da campanha na última terça-feira (03) no centro de referência, diversas pessoas estiveram no local. De acordo com o nutricionista, Lucas Vitória, 23 anos, que compareceu ao local para realizar o exame, o teste rápido é muito importante para identificar a doença, principalmente em pessoas que possuem mais de um parceiro.

“Vim com minha irmã que não teve coragem de realizar o teste, e decidi aproveitar a oportunidade”, afirma Lucas.

HIV

O vírus do HIV pode ser transmitido em toda e qualquer relação sexual – anal, oral e vaginal – desprotegida; transfusão de sangue contaminado; contato com seringas, agulhas e quaisquer outros materiais perfurocortantes infectados e através da mulher infectada para o feto durante a gravidez.

Para evitar a contaminação, é necessário realizar as seguintes práticas: utilizar preservativo durante as relações sexuais, não compartilhar objetos perfurocortantes pessoais, como alicate, seringas e entre outros. Durante a gravidez, é necessário realizar o acompanhamento de pré natal completo, que pode reduzir o risco de contaminação em até 1%.

Dezembro Vermelho

Em maio de 2017 foi sancionada a Lei Municipal de nº 3.702, de autoria do vereador Luiz Ferreira Dias, que institui o mês de dezembro como o período dedicado a intensificação das ações de combate e prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis no município de Feira de Santana.

Confira a programação

Data Horário Local
17/12 14h às 18h Beco da Energia
19/12 8h às 12h e 14h às 18h Centro de Abastecimento

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]