Projeto Memorial da Feira de Santana é apresentado ao Instituto Histórico e Geográfico; Secretário Valdomiro Silva explicou proposta de preservação cultural

Secretário Valdomiro Silva explicou proposta de preservação cultural através do Memorial da Feira de SantanaSecretário Valdomiro Silva explicou proposta de preservação cultural através do Memorial da Feira de Santana.
Secretário Valdomiro Silva explicou proposta de preservação cultural através do Memorial da Feira de Santana

Secretário Valdomiro Silva explicou proposta de preservação cultural através do Memorial da Feira de Santana.

O Projeto Memorial da Feira, que tem como objetivo contribuir para a preservação dos mais diversos segmentos da memória histórica local, foi apresentado aos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, em reunião realizada no sábado (08/12/2019).

A inciativa da Prefeitura de Feira de Santana, executada pela Secretaria de Comunicação Social, vê o IHGFS como parceiros neste objetivo, disse o titular da Secom, Valdomiro Silva, que, com o jornalista Marcondes Araújo, que o coordena, explicaram o projeto.

Marcondes Araújo afirmou que o Memorial e o instituto têm objetivos afins. “Explicamos todo o processo, como chegamos a ele, a sua finalidade e o que já desenvolvemos e o que está em via disso”. Ele explicou que a meta é juntar os fragmentos da história local em uma única página,

O Memorial já tem nos seus arquivos 400 fotografias antigas e vem, com ajuda de colaboradores, contextualizando-as, identificando seus personagens. “A identificação e o contexto enriquecem o fato, dando-lhe o devido valor histórico”.

Ele explicou como a página funciona – apresentou as suas secções de vídeos produzidos pela equipe da Secom e doados – estes são postados sem cortes, e pediu que todos colaborassem e destacou a colaboração da Fundação Senhor dos Passos.

Agradeceu a participação dos leitores que viveram à época de quando fotografias foram tiradas e colaboram com correções. “Algumas legendas não correspondem aos personagens. Nos informam do engano e fazemos a correção imediatamente”.

Valdomiro Silva afirmou que o projeto é aberto à participação e a colaboração de todos os feirenses. Enfatizou que o Projeto Memorial da Feira é uma política de governo, centrada na preservação de todos os aspectos da sociedade local.

“Estamos apresentando à sociedade uma ferramenta que se propõe a unificar, num mesmo espaço, o que for possível da nossa rica história cultural. É uma iniciativa que deve ser alimentada todos os dias. Por isso pedimos a participação de todos. Será perene”.

Radialista e jornalista, Gildarte Ramos disse que a iniciativa da Prefeitura é louvável sob todos os aspectos. “O projeto não apenas está catalogando as informações, mas colocando-as à disposição dos interessados em conhecê-la”.

O jornalista Francisco Otávio palestrou sobre desenhos rupestres. “Feira de Santana não tem tradição nesta área, mas a Bahia tem a maior quantidade destes desenhos em todo o país”. Argumenta que os desenhos são formas de comunicação.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]andebahia.com.br.