Presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana comemora absolvição do deputado Targino Machado em ação no TRE Bahia

Também não poderia me calar. Tenho que dizer da satisfação que tenho em ver Targino absolvido por um Tribunal. Acredito que houve justiça, mesmo porque fui um dos primeiros a trabalhar com ele e nesse período vi de perto o trabalho social que ele realiza em Feira de Santana.
Também não poderia me calar. Tenho que dizer da satisfação que tenho em ver Targino absolvido por um Tribunal. Acredito que houve justiça, mesmo porque fui um dos primeiros a trabalhar com ele e nesse período vi de perto o trabalho social que ele realiza em Feira de Santana.

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (02/12/2019), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o presidente da Câmara, vereador Zé Carneiro Rocha (PSDB), repercutiu o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral favorável ao deputado estadual Targino Machado (DEM).

“Também não poderia me calar. Tenho que dizer da satisfação que tenho em ver Targino absolvido por um Tribunal. Acredito que houve justiça, mesmo porque fui um dos primeiros a trabalhar com ele e nesse período vi de perto o trabalho social que ele realiza em Feira de Santana. Não o acompanhei na última eleição, mas não poderia deixar de me manifestar nesse momento, pois sei da dedicação e trabalho social que ele realiza na cidade”, comemorou o presidente.

Para finalizar, Zé Carneiro reforçou a solidariedade ao deputado. “Fica aqui minha alegria e solidariedade em vê-lo absolvido. Nunca vi com bons olhos cassação de mandato eletivo, a não ser em situações extremas, que não foi o caso dele. As denúncias foram em detrimento das ações sociais que ele realiza. Venceu a democracia com o julgamento do TRE”, findou.

João Bililiu comemora inocência de Targino em ação no TRE

O edil João dos Santos, Bililiu (Cidadania), repercutiu a decisão do TRE, que julgou improcedente a cassação do mandato de Targino Machado (DEM).

“Targino Machado acaba de ser absolvido de uma ação no Tribunal Regional Eleitoral. Acompanho seu trabalho e sei da competência e compromisso que tem com Feira de Santana e região. Deus protege os guerreiros”, comemorou Bililiu.

Na mesma linha seguiram alguns vereadores. “Agradeço a Deus, ao TRE e aos eleitores, que creditaram no deputado Targino a confiança dos votos. Fico feliz em saber que Vossa Excelência, mesmo não o acompanhando na última eleição, traz esta notícia. Isso é sinal de que reconhece o trabalho do deputado”, disse a edil Cíntia Machado (REP). Roberto Tourinho afirmou que também ficou feliz com o julgamento. “Acabei de passar uma mensagem para ele externando minha felicidade. O deputado Targino Machado foi o mais bem votado da cidade e se encontra no sexto mandato. Não esperava outra decisão do Tribunal”, afirmou.

Por sua vez, o vereador Isaías de Diogo (PDT) reconheceu que não votou no deputado na última eleição, mas parabenizou o Tribunal pela decisão. “Não votei, mas conheço a conduta e prática do deputado de fazer o bem, sem olhar a quem”, afirmou. O líder governista corroborou com os discursos dos colegas. “Targino foi eleito com uma votação expressiva. Acredito que os julgadores acertaram no julgamento e a voz do povo é a voz de Deus: se o povo o escolheu, tem que exercer o mandato”, avaliou.

Para finalizar, os edis Carlito do Peixe (DEM) e Zé Filé (PROS) também parabenizaram o deputado. “Parabéns ao deputado primeiro pela votação expressiva, e depois por essa segunda vitória diante do TRE. É uma dificuldade superada e o parabenizo por isso”, pontuou Carlito. “Quero agradecer a Deus e parabenizar o deputado. Ele é a voz de Feira de Santana; é atuante e me orgulho em fazer parte da família dele desde 2008. A justiça foi feita, ele é homem sério e trabalhador. O povo de Feira não poderia ficar sem o trabalho de Targino”, findou Zé Filé.

Por 4×3, TRE Bahia absolve Targino Machado de acusação de abuso de poder econômico

Segundo a denúncia, o pedido de cassação foi feito por abuso de poder econômico e não por compra de votos. Targino Machado é médico há mais de 35 anos e faz o atendimento de graça à população. O Ministério Público recebeu vídeos da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) demonstrando as irregularidades na clínica em que os atendimentos foram realizados, entre novembro de 2016 e outubro de 2017. Os atendimentos ainda foram feitos no ano de 2018.

Uma das irregularidades foi o fato de a clínica não ter condições de higiene para funcionamento, sendo autuada pela Vigilância Sanitária. A clínica foi considerada pelo Parquet eleitoral como “clandestina”. O vídeo ainda demonstrou que havia uma fila de pessoas aguardando atendimento, e que, na sala de atendimento, havia imagens do deputado, inclusive, nos prontuários, e com exigência de apresentação de título de eleitor.

O relator da ação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE Bahia) desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano votou pelo recebimento da ação e foi seguido pela juíza Patrícia Kertzman e o juiz Antônio Oswaldo Scarpa. Votaram pela improcedência o desembargador, Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, o presidente do TRE e os juízes Freddy Pitta Lima, Diego Castro e José Batista de Santana.

*Com informações do Jornal A Tarde e do site Bahia Notícias.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]