Prefeitura de Feira de Santana registra 254 novos casos de HIV em 2019

Fachada do Centro de Referência em Hepatites Virais de Feira de Santana.

Fachada do Centro de Referência em Hepatites Virais de Feira de Santana.

Até outubro, o Centro de Referência Municipal IST/HIV/Aids, equipamento mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, registrou 254 novos casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV, que causa aids. No ano passado o número de agnóstico chegou a 360. No domingo, 1º, foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Projeções indicam que, levando-se a média mensal de diagnósticos, neste ano a quantidade de novos casos se aproxime de 320 –  redução é uma tendência nacional. “Medicamentos e tecnologias aumentam consideravelmente a qualidade e o tempo de vida das pessoas que contraíram a doença”, observa o prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação.

Atualmente, quase três mil pessoas estão em tratamento contra a doença em Feira de Santana. Além do antirretroviral – terapia contra o vírus que, se não devidamente tratada a infecção evolui para aids, os pacientes são atendidos por infectologista, fisioterapeutas, psicólogo, assistente social, entre outros profissionais.

Todas as pessoas diagnosticas – geralmente fazem o teste rápido e um novo teste com marcador de marca diferente para que se tenha garantia na informação – com esta doença são imediatamente encaminhadas e admitido no SAE (Serviço de Atendimento Especializado).

Nesta unidade, fazem outros exames, entre eles o que detecta a carga viral do paciente, exame que conta a quantidade de vírus em uma certa quantidade de sangue. Todos têm acesso aos medicamentos.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]